Sábado – Pense por si

Como os bancos mandam na sua vida e ganham milhões

Ana Taborda , Bruno Faria Lopes 16 de setembro de 2020 às 17:13

Os 5 milhões que os bancos cobram em comissões por dia e os 20 mil milhões injetados pelo Estado são faturas diferentes que o leitor paga por anos de gestão ruinosa e de ligações perigosas que permanecem largamente sem responsabilização.

Foram precisos cerca de dez emails para convencer o cliente a não alterar as contas da empresa. A bastonária da Ordem dos Contabilistas, Paula Franco, não escapou às pressões de dois empresários que queriam ter acesso às linhas de apoio Covid - mas que não reuniam condições para beneficiar dos mais de 7 mil milhões de euros de financiamento garantidos pelo Estado. E apesar de a pressão lhe ter chegado por parte dos clientes, vinha originalmente dos bancos, garante.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Hipocrisia

Agora, com os restos de Idan Shtivi, declarado oficialmente morto, o gabinete do ministro Paulo Rangel solidariza-se com o sofrimento do seu pai e da sua mãe, irmãos e tias, e tios. Família. Antes, enquanto nas mãos sangrentas, nem sequer um pio governamental Idan Shtivi mereceu.

Urbanista

Insustentável silêncio

Na Europa, a cobertura mediática tende a diluir a emergência climática em notícias episódicas: uma onda de calor aqui, uma cheia ali, registando factos imediatos, sem aprofundar as causas, ou apresentar soluções.