O preço do gasóleo deve subir 2,9 cêntimos, ao passo que a gasolina deve aumentar 3,2 cêntimos. Ambos os combustíveis devem ascender ao valor mais elevado desde agosto.
A partir da próxima segunda-feira, 17 de outubro, o preço do gasóleo e gasolina devem voltar a subir. Isto depois de na semana anterior os preços de ambos os combustíveis terem escalado mais de 10 cêntimos por litro.
De acordo com os cálculos do Negócios, o preço da gasolina simples 95 deverá registar uma subida de 3,2 cêntimos por litro, após ter subido mais de 12 cêntimos na semana passada, depois deste derivado ter estado em rota decrescente até ao final de setembro. A gasolina deverá assim fixar-se em 1,8571 euros por litro.
No caso do gasóleo simples, também deverá ser sentido um aumento, à semelhança do que tem acontecido nas últimas três semanas. O litro do gasóleo deverá ficar assim mais caro em 2,9 cêntimos, após ter subido mais de 10 cêntimos a semana passada, para os 1,8854 euros por litro.
Esta atualização dos preços dos combustíveis acontece numa semana em que a OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) reviu em baixa as perspetivas de procura de crude para o resto do ano e 2023.
Também a Agência Internacional de Energia reviu em baixa as previsões da procura de petróleo para este ano e para 2023 e alertou que a decisão da OPEP+ de reduzir a produção pode levar a uma recessão mundial.
Os cálculos têm por base a evolução destes dois derivados do petróleo (gasóleo e gasolina) e do euro. Mas o custo dos combustíveis na bomba dependerá sempre de cada posto de abastecimento, da marca e da zona onde se encontra.
A evolução dos preços da gasolina e do gasóleo nas bombas considera já o alívio da carga fiscal sobre os combustíveis através do mecanismo semanal de revisão do ISP e a descida das taxas unitárias deste imposto para o equivalente a uma taxa do IVA.
Os novos preços têm em conta as variações calculadas pelo Negócios face ao preço médio praticado em Portugal esta semana e anunciado pela Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG).
Os cálculos do Negócios têm por base contratos diferentes dos seguidos pelas petrolíferas (ainda que a evolução costume ser semelhante), sendo que os dados só estão disponíveis até quinta-feira (faltando um dia de negociação).
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.
“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.
É excelente poder dizer que a UE já aprovou 18 pacotes de sanções e vai a caminho do 19º. Mas não teria sido melhor aprovar, por exemplo, só cinco pacotes muito mais robustos, mais pesados e mais rapidamente do que andar a sancionar às pinguinhas?