Sábado – Pense por si

Combustíveis voltam a subir para o valor mais elevado em mais de dois meses

Jornal de Negócios 14 de outubro de 2022 às 16:00
As mais lidas

O preço do gasóleo deve subir 2,9 cêntimos, ao passo que a gasolina deve aumentar 3,2 cêntimos. Ambos os combustíveis devem ascender ao valor mais elevado desde agosto.

A partir da próxima segunda-feira, 17 de outubro, o preço do gasóleo e gasolina devem voltar a subir. Isto depois de na semana anterior os preços de ambos os combustíveis terem escalado mais de 10 cêntimos por litro.

De acordo com os cálculos do Negócios, o preço da gasolina simples 95 deverá registar uma subida de 3,2 cêntimos por litro, após ter subido mais de 12 cêntimos na semana passada, depois deste derivado ter estado em rota decrescente até ao final de setembro. A gasolina deverá assim fixar-se em 1,8571 euros por litro.

No caso do gasóleo simples, também deverá ser sentido um aumento, à semelhança do que tem acontecido nas últimas três semanas. O litro do gasóleo deverá ficar assim mais caro em 2,9 cêntimos, após ter subido mais de 10 cêntimos a semana passada, para os 1,8854 euros por litro.

Esta atualização dos preços dos combustíveis acontece numa semana em que a OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) reviu em baixa as perspetivas de procura de crude para o resto do ano e 2023.

Também a Agência Internacional de Energia reviu em baixa as previsões da procura de petróleo para este ano e para 2023 e alertou que a decisão da OPEP+ de reduzir a produção pode levar a uma recessão mundial.

Os cálculos têm por base a evolução destes dois derivados do petróleo (gasóleo e gasolina) e do euro. Mas o custo dos combustíveis na bomba dependerá sempre de cada posto de abastecimento, da marca e da zona onde se encontra.

A evolução dos preços da gasolina e do gasóleo nas bombas considera já o alívio da carga fiscal sobre os combustíveis através do mecanismo semanal de revisão do ISP e a descida das taxas unitárias deste imposto para o equivalente a uma taxa do IVA.

Os novos preços têm em conta as variações calculadas pelo Negócios face ao preço médio praticado em Portugal esta semana e anunciado pela Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG).

Os cálculos do Negócios têm por base contratos diferentes dos seguidos pelas petrolíferas (ainda que a evolução costume ser semelhante), sendo que os dados só estão disponíveis até quinta-feira (faltando um dia de negociação).

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.