"A cooperação entre os países BRICS é aberta, inclusiva e não visa nenhum país em particular", afirmou a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês.
A China criticou esta segunda-feira a utilização de taxas alfandegárias como "instrumento de coerção e pressão", após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ter ameaçado impor umimposto adicional de 10%aos países que se alinhem com os BRICS.
AP Photo/Liu Zheng
"A cooperação entre os países BRICS é aberta, inclusiva e não visa nenhum país em particular", afirmou a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês, Mao Ning, em conferência de imprensa.
Mao sublinhou que a China "sempre se opôs a guerras comerciais e tarifárias", acrescentando que a imposição "arbitrária" de tarifas "não beneficia nenhum país".
A porta-voz descreveu ainda o grupo BRICS como "uma força positiva na comunidade internacional".
No domingo, Trump escreveu na rede social Truth Social: "Qualquer país que se alinhe com as políticas antiamericanas dos BRICS deverá pagar uma tarifa adicional de 10%. Não haverá exceções a esta política."
O grupo BRICS, atualmente composto por onze países do chamado Sul Global e liderado por China e Rússia, realizou no domingo a sua 17ª cimeira de chefes de Estado e de Governo no Rio de Janeiro, sob forte dispositivo de segurança e com as ausências do Presidente chinês, Xi Jinping, e do homólogo russo, Vladimir Putin, que participou por videoconferência.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
"O cachecol é uma herança de família," contrapôs a advogada de Beatriz. "Quando o casamento terminou, os objetos sentimentais da família Sousa deveriam ter regressado à família."
O senhor Dr. Durão Barroso teve, enquanto primeiro-ministro, a oportunidade, de pôr as mãos na massa da desgraça nacional e transformá-la em ouro. Tantas capacidades, e afinal, nestum sem figos.
Frank Caprio praticava uma justiça humanista, prática, que partia da complexa realidade. Por isso, era conhecido ora como "o juiz mais gentil do mundo", ora como “o melhor juiz do mundo”.