Sábado – Pense por si

CEO da Galp demite-se do cargo

Diogo Barreto
Diogo Barreto 07 de janeiro de 2025 às 20:02
As mais lidas

Filipe Silva sai da petrolífera após denúncia por suspeita de conflito de interesses em alegado relacionamento com uma diretora da empresa.

O CEO da Galp demitiu-se do cargo esta terça-feira, segundo comunicado enviado pela petrolífera à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). A empresa cita "motivos familiares" para a demissão.

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a empresa informa que a renúncia de Filipe Silva tem efeitos imediatos e nos próximos dias a empresa irá anunciar a nova liderança executiva.

"Gostaria de salientar o contributo que Filipe deu à Companhia ao longo dos últimos 12 anos, período em que a sua dedicação foi importante para o crescimento da Galp. A Comissão Executiva da Galp continua nas mãos de uma equipa altamente qualificada, que garantirá a execução e implementação da estratégia da empresa," destacou Paula Amorim, Chairman do Conselho de Administração da Galp.

A demissão do gestor acontece depois de o jornal ECO ter noticiado que Filipe Silva estava a ser investigado pela comissão de ética da Galp por eventual conflito de interesse, após uma denúncia anónima sobre uma relação pessoal com uma diretora de topo.

Artigos Relacionados
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.