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Dinheiro

Banco CTT é o que recebe mais reclamações dos clientes

07.05.2018 18:03 por Diogo Barreto 2
O Banco de Portugal registou mais reclamações por parte dos clientes bancários em 2017. Contas de depósito registam maior número de reclamações.
  • 862
Banco CTT é o que recebe mais reclamações dos clientes
Foto: Pedro Zenkl / Agência Zero 
O Banco CTT foi o organismo bancário com o maior número de reclamações por parte dos clientes bancários nas contas de depósito à ordem e nos contratos de crédito aos consumidores. Relativamente ao crédito hipotecário, o banco com maior número relativo de queixas foi o Banco BIC, com 2,27 queixas por cada mil clientes.

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A média do sector bancário é de 0,27 queixas por cada mil contas, segundo dados apresentados naquele que é o décimo relatório de supervisão comportamental divulgado esta segunda-feira pelo Banco de Portugal. Este relatório diz respeito ao exercício referente ao ano 2017.

Entre as matérias que registaram mais queixas estão as contas de depósito (33%), o crédito aos consumidores (22,5%) e o crédito hipotecário (12,6%). Segundo o relatório, "a preponderância destas matérias está relacionada com o número de contratos de contas de depósito, crédito aos consumidores e crédito hipotecário celebrados", sendo necessário considerar a evolução das reclamações em cada matéria consoante "a dimensão do respectivo mercado". Estes três sectores representam 68,3% do total de reclamações.

O Banco CTT é também aquele que apresenta mais queixas no crédito ao consumo. Foram registadas 6,85 queixas por cada mil contratos neste sector, em que a média geral de queixas é de 0,29.

O Banco BIC recebeu, em média, 2,27 queixas por cada mil contratos relativamente ao crédito à habitação

Crédito Agrícola (0,07 queixas por mil clientes), Banco de Investimento Global (0,15) e o Novo Banco dos Açores (0,15) tiveram o menor número de reclamações nas contas à ordem entre os bancos considerados neste relatório.

Dados do Banco de Portugal sobre reclamações bancárias
Dados do Banco de Portugal sobre reclamações bancárias
Foto: Banco de Portugal
Dados do Banco de Portugal sobre reclamações bancárias


Reclamações ao Banco de Portugal

Este relatório mostra que o número de reclamação de clientes bancários do Banco de Portugal subiu 8% em 2017 face ao ano anterior, num total de 15.282 queixas. Essas queixas levaram, em média, 39 dias a ser resolvidas. 

Registou-se um aumento significativo nas reclamações relativas ao crédito hipotecário (26,4%), passando de 74 por cada 100 mil contratos, em 2016, para 91 em 2017. Segundo o Banco de Portugal, este aumento nas queixas é explicado pelo "acréscimo de reclamações sobre comissões e encargos, demora na emissão de declarações para distrate de hipoteca e cláusulas contratuais".

Direitos dos clientes

Este relatório diz que nos últimos tempois têm sido tomadas resoluções que procuram "garantir o respeito pelos interesses, características e necessidades dos públicos a que se destinam".

Estas melhorias foram impulsionadas pelas "lições extraídas da crise financeira global e da experiência portuguesa".

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suiriri07.05.2018

"Os analistas estimam que o resultado líquido do Millennim bcp deverá melhorar para 88 milhões de euros no primeiro trimestre do ano, o que corresponde a um aumento de 76% face ao resultado obtido no mesmo período de 2017. Uma estimativa que tem por base três previsões, uma do BPI e outras duas que constam na Bloomberg, mas que não é possível saber de que casa de investimento se trata. Os resultados oficiais são conhecidos hoje, após o fecho do mercado. " POIS, MAS OS REFORMADOS DO BANCO TÊM AS SUAS REFORMAS CONGELADAS DESDE 2008. UMA VERGONHA. E O QUE FZENM OS SINDICATOS?....................................................................................................................
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