Sábado – Pense por si

ASAE recebeu cerca de 200 denúncias sobre preços dos combustíveis

Jornal de Negócios 03 de maio de 2022 às 18:31
Capa da Sábado Edição 30 de setembro a 6 de outubro
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 30 de setembro a 6 de outubro
As mais lidas

A ASAE recebeu cerca de 200 denúncias sobre o preço dos combustíveis, indicando que estão em fase de averiguação. A ação de fiscalização ao preço dos combustíveis passou por 71 postos de combustível.

A ASAE partilhou uma espécie de balanço sobre a ação feita esta segunda-feira para fiscalizar a evolução dos preços dos combustíveis, com o intuito de avaliar o impacto da redução do ISP no preço final ao consumidor. 

"Até ao momento e como balanço foram monitorizados cerca de 71 postos de abastecimento de combustível, a nível nacional, tendo sido constatadas entre o dia 1 e 2 de maio taxas de variação de preços de venda ao público, de gasolina e gasóleo, entre um mínimo de 0% (sem alteração) e um máximo de menos 9,3%, correspondendo a uma variação de descida entre 0,00€/litro e 0,18€/litro", indica a nota da ASAE. 

Esta entidade refere que recebeu cerca de 200 denúncias sobre o tema, explicando que estas estão em fase de averiguação. Até ao momento, foi detetada a "aplicação correta da redução de ISP na maioria das situações e apenas uma situação de alegado incumprimento, a qual será comunicada à Autoridade Tributária."

A ASAE garante que irá continuar a desenvolver ações para verificar o cumprimento das obrigações legais.

Um Presidente sem dimensão

O discurso de Donald Trump na AG da ONU foi um insulto às Nações Unidas, uma humilhação para Guterres, uma carta aberta a determinar a derrotada da Ordem Internacional Liberal, baseada no sistema onusiano. Demasiado mau para passar em claro, demasiado óbvio para fingirmos que não vimos.