A Autoridade da Concorrência gaulesa anunciou esta segunda-feira a coima aplicada à fabricante do iPhone.
A Autoridade da Concorrência francesa multou a gigante tecnológica Apple em 150 milhões de euros por abuso de posição dominante, anunciou esta segunda-feira o regulador gaulês.
apple, tim cook
Em causa estão as práticas da empresa norte-americana na distribuição de aplicações móveis (apps) em dispositivos com os sistemas iOS e iPadOS entre abril de 2021 e julho de 2023.
Em comunicado, a Autoridade da Concorrência francesa recorda que tinha previamente rejeitado um pedido de medidas interinas neste processo.
Segundo o regulador, "apesar do objetivo da App Tracking Transparency (ATT) não ser, essencialmente, problemático, a forma como o ATT é implementado não é nem necessário nem proporcional ao objetivo indicado pela Apple de proteção de dados pessoais".
"A introdução do ATT levou a que sejam ativados múltiplos 'pop-ups' de consentimento, o que torna a utilização de aplicações de terceiros em ambiente iOS excessivamente complexa", acrescenta.
A Autoridade da Concorrência sublinha que a forma como a ATT foi implementada pela Apple penaliza os editores de menor dimensão, que dependem em grande medida de dados recolhidos por terceiros para financiar o seu negócio.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Brigitte e Emmanuel nada têm a ganhar com este processo que empestará ainda mais a atmosfera tóxica que rodeia o presidente, condenado às agruras políticas de um deplorável fim de mandato
O Chega está no centro do discurso político e comunicacional português, e bem pode o PSD querer demarcar-se a posteriori (e não quer muito) que perde sempre. A agenda política e comunicacional é a do Chega e, com a cloaca das redes sociais a funcionar em pleno
É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro