Sábado – Pense por si

A nova febre dos consumidores norte-americanos? Um cantil de água

Andreia Antunes
Andreia Antunes 10 de janeiro de 2024 às 14:17
As mais lidas

Vários vídeos a circular nas redes sociais mostram a agitação causada dentro e fora das lojas com o Stanley Cup. Alguns clientes geram confrontos, invadem e até roubam para obter o copo.

A Stanley, uma empresa norte-americana que fabrica cantis de água reutilizáveis, lançou uma edição especial de Dia dos Namorados em colaboração com a Starbucks e Target que está a causar um tumulto entre os consumidores nos Estados Unidos. Há situações de agressões e de corridas às lojas, que já levaram à limitação de compras por cada cliente. 

O copo chegou ao mercado no dia 31 de dezembro, tendo esgotado quase de imediato no online e nas lojas Target em todo o país. Vários vídeos que tem vindo a circular nas redes sociais mostram a agitação dentro e fora das lojas. Os clientes envolvem-se em confrontos, invadem e roubam lojas para conseguir obter o copo Stanley, que custa cerca de 45 dólares. No site dirigido à Europa,o tipo de cantil mais vendido custa cerca de €50. 

Sarah D / Target

Um vídeo captado por uma jovem em El Paso, no estado do Texas, e que circula na rede social TikTok mostra uma multidão de homens e mulheres a correr para a estante onde se encontram os copos. "A ser pisada por um copo Target Stanley do dia de São Valentim", lê-se na legenda. 

Os copos começaram a fazer tanto sucesso que o Target limitou a venda para dois por pessoa. Apesar desta limitação, algumas pessoas continuaram a pegar freneticamente em vários copos ao mesmo tempo.

Outros Tiktokers capturaram as filas do lado de fora das lojas antes de as mesmas abrirem. Um outro ainda mostra um homem a saltar o balcão da loja numa aparente tentativa de roubar vários copos, mas acabou por ser detido por outros clientes.

Devido a este fervor pelos copos Quencher H2.0 FlowState Tumblers, surgiram poucos dias após o lançamento da edição especial os copos vermelhos e rosas a serem vendidos a mais de 100 dólares (cerca de 91 euros) em sites como o eBay e Poshmark. 

Como é que a garrafa se tornou viral?

Os influenciadores das redes sociais tiveram um papel fundamental na viralização destes copos, quando começaram a partilhá-los nas suas redes sociais, especialmente no TikTok. O hashtag #StanleyTumbler rapidamente se tornou viral tendo sido utilizado milhões de vezes, tornando o copo num acessório de moda e num artigo de coleção.

"Os influenciadores são grandes influenciadores, mas também o somos nós, os consumidores, ao fazer vídeos sobre as nossas experiências com o copo Stanley", afirmou Shelley Kohan, professora de gestão de retalho na Universidade de Syracuse, ao jornal New York Times.

A Stanley conseguiu uma das melhores estratégias de venda quando uma mulher partilhou um vídeo do seu copo intacto dentro do carro, após o veículo ter sido consumido por um incêndio. Quando abana o copo, este faz um barulho que aparenta ser o do gelo que sobreviveu ao fogo.

O CEO da empresa, Terence Reilly, viu o vídeo e publicou um outro em que anunciou que lhe ia substituir o carro. 

Este marketing por parte dos criadores de conteúdo faz as vendas da empresa dispararem e já em 2020, o cantil Quencher H2.0 FlowState Tumblers foi o produto mais vendido da Stanley. Nesse mesmo ano, Terence Reilly, antigo executivo da empresa de calçado Crocs, entrou na empresa, o que coincidiu com as vendas dos produtos dispararam 275% de 2020 a 2021.

Apesar do sucesso atual, a empresa já existe há mais de um século. Em 1913, o inventor William Stanley Júnior combinou o isolamento a vácuo e a aço para criar uma garrafa de água, na altura destinada a campistas.

Entretanto, em 2017, o blogue The Buy Guide recomendou o copo Quencher de 1.18 litros da Stanley aos seus consumidores, referindo-se ao mesmo como "o tal". Dois anos mais tarde, a equipa por detrás do blogue chegou a um acordo com a empresa para vender os copos, tendo vendido rapidamente cerca de 5 mil unidades.

"A marca deixou de ser comercializada principalmente para homens e passou a ser comercializada para mulheres", disse a professora.

A parceria manteve-se, uma vez que o The Buy Guide ajudou a levar os produtos da Stanley ao público maioritariamente feminino. A Stanley acabou por fazer do Quencher H2.0 FlowState Tumblers uma prioridade, lançando-o em diferentes cores, tornando-se atualmente num produto de moda e de coleção.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.