Sábado – Pense por si

The Best: Ousmane Dembelé eleito o melhor jogador do mundo pela FIFA

O gaulês, que em setembro já tinha vencido a Bola de Ouro, sucede ao avançado brasileiro Vinícius Júnior.

O avançado francês Ousmane Dembelé, do Paris Saint-Germain, foi esta terça-feira galardoado com o prémio The Best para melhor futebolista do mundo, atribuído pela FIFA, em Doha.

Ousmane Dembelé vence o prémio The Best
Ousmane Dembelé vence o prémio The Best AP Photo/Martin Meissner

Dembelé foi um dos elementos preponderantes na temporada passada, que culminou com a conquista pela primeira vez da Liga dos Campeões por parte dos parisienses, nos quais se destacaram ainda Nuno Mendes, Vitinha e João Neves, numa formação em que ainda atua Gonçalo Ramos.

O gaulês, que em setembro já tinha sido agraciado com a Bola de Ouro, prémio da France Football para o melhor futebolista da época passada, sucede ao avançado brasileiro Vinícius Júnior, numa lista liderada pelo argentino Lionel Messi, com oito conquistas, mais três do que o português Cristiano Ronaldo, segundo no palmarés.

Artigos Relacionados
A lagartixa e o jacaré

Dez observações sobre a greve geral

Fazer uma greve geral tem no sector privado uma grande dificuldade, o medo. Medo de passar a ser olhado como “comunista”, o medo de retaliações, o medo de perder o emprego à primeira oportunidade. Quem disser que este não é o factor principal contra o alargamento da greve ao sector privado, não conhece o sector privado.

Adeus, América

Há alturas na vida de uma pessoa em que não vale a pena esperar mais por algo que se desejou muito, mas nunca veio. Na vida dos povos é um pouco assim também. Chegou o momento de nós, europeus, percebermos que é preciso dizer "adeus" à América. A esta América de Trump, claro. Sim, continua a haver uma América boa, cosmopolita, que gosta da democracia liberal, que compreende a vantagem da ligação à UE. Sucede que não sabemos se essa América certa (e, essa sim, grande e forte) vai voltar. Esperem o pior. Porque é provável que o pior esteja a chegar.