Sábado – Pense por si

Telma Monteiro vence campeã olímpica nos Mundiais de Judo

A judoca portuguesa passa assim para a terceira ronda, depois de vencer a brasileira Rafaela Silva

A judoca portuguesa Telma Monteiro eliminou a a campeã olímpica, a brasileira Rafaela Silva, apurando-se para a terceira ronda dos Mundiais de Budapeste.

A atleta nacional venceu com um waza-aria pouco mais de 40 segundos do final de combate, informa a agência Lusa.

Telma Monteiro, que foi medalha de bronze nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, chegou aos Mundiais sem o estatuto de cabeça de série, depois de uma cirurgia ao ombro que a obrigou a parar por vários meses. Esta condição levou ao encontro com a campeã olímpica logo nos primeiros combates da prova.




A judoca portuguesa tentou sempre atacar e viu os juízes castigaram ainda no início a brasileira com um shido, com Telma a conseguir já quase no final uma projeção muito perto do ippon - que lhe deu o waza-ari -, controlando depois a vantagem, apesar do contra-ataque de Rafaela Silva.

Na primeira ronda, a portuguesa tinha batido a holandesa Margriet Bergstra por ippon, em apenas 26 segundos.

Telma Monteiro tenta alcançar a sua sexta medalha em Mundiais, depois de cinco de prata e uma de bronze.

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.