Sábado – Pense por si

Surfista Francisca Veselko conquista primeira etapa das Challenger Series

Lusa 08 de junho de 2025 às 12:48
As mais lidas

A surfista lusa, de 22 anos, superou na final a australiana Sally Fitzgibbons, numa decisão que colocou frente a frente duas antigas campeãs mundiais de juniores.

A portuguesa Francisca Veselko conquistou hoje o Newcastle Surfest, na Austrália, primeira etapa das Challenger Series da Liga Mundial de Surf (WSL), com Teresa Bonvalot em terceiro e Yolanda Hopkins em quinto.

Bruno Colaço/Sábado

A surfista lusa, de 22 anos, superou na final a australiana Sally Fitzgibbons, conseguindo 14,60 pontos, enquanto a sua rival se ficou pelos 12,20, numa decisão que colocou frente a frente duas antigas campeãs mundiais de juniores.

"Estou sem palavras. Isto é o melhor dia da minha vida. Trabalhei muito para conseguir estar aqui, mas isto é uma maratona e o meu sonho é chegar ao World Tour. Foi incrível, sobretudo por ter estado na final com alguém como a Sally Fitzgibbons, que é um exemplo e uma lutadora", afirmou a surfista lusa.

Antes de enfrentar Fitzgibbons, Veselko ultrapassou a norte-americana Kirra Pinkerton nos quartos de final e depois a francesa Tya Zebrowski, de apenas 14 anos, nas meias-finais da etapa inaugural do circuito Challenger Series 2025.

Em bom plano esteve também Teresa Bonvalot, que acabou a prova no terceiro posto, ao ser derrotada por Sally Fitzgibbons nas meias-finais, depois de ultrapassar a japonesa Amuro Tsuzuki na ronda anterior.

Já Yolanda Hopkins acabou a competição no quinto lugar, depois de ser batida pela campeã europeia Tya Zebrowski nos quartos de final.

Já a prova masculina, onde os portugueses Afonso Antunes e Frederico Morais não passaram da segunda ronda, foi vencida pelo australiano Jacob Willcox, depois de superar na final o francês Kauli Vaast, campeão olímpico em título.

O circuito Challenger Series segue, agora, para a África do Sul. De 30 de junho a 06 de julho, Ballito recebe a segunda de sete etapas da temporada.

Em jogo estão 10 vagas masculinas e sete femininas para o World Tour de 2026, onde irá haver alargamento do circuito feminino para 24 surfistas.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.