
Surfista Francisca Veselko conquista primeira etapa das Challenger Series
A surfista lusa, de 22 anos, superou na final a australiana Sally Fitzgibbons, numa decisão que colocou frente a frente duas antigas campeãs mundiais de juniores.
A surfista lusa, de 22 anos, superou na final a australiana Sally Fitzgibbons, numa decisão que colocou frente a frente duas antigas campeãs mundiais de juniores.
Saiba quando competem todos os atletas lusos na capital francesa
Teve um 2023 especial: foi campeã nacional e venceu o Mundial de juniores. Agora quer chegar aos Jogos Olímpicos e ao circuito mundial de surf. Kika fala ainda de dinheiro, dos perigos do mar e do futuro: quem sabe se não poderá ser inspetora da PJ.
Fez a sua prova e ficou nos últimos cinco minutos a desejar que a adversária não fizesse melhor. O mar ajudou e Francisca Veselko repetiu o feito de Vasco Ribeiro (vencedor em 2014). Depois dos êxitos do surf masculino, parece que agora é a vez das mulheres. Afinal, Teresa Bonvalot também está em grande e vai ser a primeira portuguesa a conseguir chegar ao circuito mundial, onde estão as 16 melhores. A estreia é a 29 de janeiro, no Havai.
Neste fim de semana de calor, damos-lhe conta do que se passa no País: há atividades em família, um festival de marionetas, música e muito teatro.
A sul-africana Bianca Buitendag acabou com o sonho da medalha da algarvia nos quartos de final.
A delegação portuguesa foi a 169.ª a desfilar e entrou às 21:14 locais (14:14 em Lisboa) no Estádio Nacional de Tóquio, numa delegação liderada pelos porta-estandartes Telma Monteiro e Nelson Évora.
"Estarei a acompanhar todos os segundos da nossa seleção e tenho muito orgulho em fazer parte deste grupo que certamente representará Portugal da melhor forma", afirmou surfista.
Campeã nacional pela terceira vez, a surfista de Cascais fala do seu gosto pelo futebol, dos muitos troféus que guarda em casa e do sonho de ser a primeira portuguesa a chegar ao circuito mundial.
Numa edição antecipada devido às restrições que vigoram no fim de semana, fomos ler as cartas com os pedidos de favores feitos a António Oliveira Salazar e contamos quem são alguns dos portugueses que mais testes fizeram à Covid-19
Depois de erguer o cetro nacional em 2013 e 2015, Kikas, o único surfista luso a disputar o circuito mundial da modalidade, afastou nas 'meias' Vasco Ribeiro e Afonso Antunes.
Os surfistas bateram nas finais Afonso Antunes e Gabriela Dinis, respetivamente, ambos ainda juniores.
A surfista portuguesa, a 38.ª classificada do 'ranking' do circuito mundial de qualificação, voltou a treinar no mar depois do confinamento.
Além de 'Kikas', foram eleitos Vasco Ribeiro, Miguel Blanco, Teresa Bonvalot, Carol Henrique e Yolanda Hopkins Sequeira para representar Portugal na prova que se disputa em setembro e proporciona a qualificação para os Jogos Olímpicos Tóquio2020.
Portuguesa falhou o acesso aos quartos de final ao somar 11,26 pontos
Miguel Blanco e Frederico Morais já tinham sido eliminados nas primeira e segunda rondas, respetivamente