Morreu Manuel Sérgio, professor de José Mourinho e inspiração de Jorge Jesus. A informação foi esta quarta-feira avançada pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), que deixou uma mensagem de condolências à família do filósofo, que partiu esta quarta-feira com 91 anos.
Autor de várias obras sobre desporto, o professor universitário e filósofo foi também deputado da Assembleia da República.
Comunicado do IPDJ:
"É com profunda tristeza, que recebemos a notícia do falecimento do Professor Manuel Sérgio. O seu legado no campo do desporto é imensurável, tendo sido um pioneiro e uma inspiração para muitos. O Professor Sérgio não só contribuiu significativamente para o desenvolvimento teórico e prático do desporto em Portugal, como também teve uma ligação estreita com o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), onde o seu conhecimento deixou uma marca indelével.
Neste momento de luto, expressamos as nossas mais sinceras condolências à família e amigos do Professor Manuel Sérgio. Que o seu espírito inovador e sua paixão pelo desporto continuem a inspirar futuras gerações", pode ler-se.
Mensagem de Fernando Gomes
"Foi com profunda tristeza que tomei conhecimento da morte do Prof. Manuel Sérgio, um dos maiores pensadores do desporto em Portugal. A sua partida deixa um vazio imenso, não apenas no âmbito desportivo, mas também no campo da filosofia e da pedagogia.
O Prof. Manuel Sérgio foi um homem cativante, cuja sabedoria e conhecimento profundo transformaram a forma como encaramos o desporto. Sempre defensor de valores e princípios, ele foi um exemplo de integridade, dedicando a sua vida a impulsionar o desporto como uma área de conhecimento e de ensino. A sua visão inovadora e a sua capacidade de inspirar todos à sua volta fizeram dele uma figura rara e inigualável.
Sentiremos a falta das suas palavras sábias e das suas reflexões profundas, que sempre nos levaram a questionar e a crescer. Deixar de poder ouvi-lo será uma perda irreparável para todos nós. O seu legado permanecerá vivo em todos aqueles que tiveram o privilégio de conhecer o seu trabalho e a sua paixão pelo desporto.
Aos familiares e amigos e também ao CF Os Belenenses, de que era grande adepto, transmito os meus sentimentos".
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.
O espaço lusófono não se pode resignar a ver uma das suas democracias ser corroída perante a total desatenção da opinião pública e inação da classe política.
É muito evidente que hoje, em 2025, há mais terraplanistas, sim, pessoas que acreditam que a Terra é plana e não redonda, do que em 1925, por exemplo, ou bem lá para trás. O que os terraplanistas estão a fazer é basicamente dizer: eu não concordo com o facto de a terra ser redonda.