Sábado – Pense por si

Luis Rubiales irá a tribunal no dia 15 de setembro

Ex-presidente da Federação Espanhola de Futebol irá testemunhar no caso que o opõe a Jenni Hermoso, jogadora que beijou durante os festejos do título mundial de futebol feminino.

Na sexta-feira, 15 de setembro, o ex-presidente da Federação Espanhola de Futebol, Luis Rubiales irá testemunhar em tribunal sobre o beijo que deu a Jenni Hermoso, futebolista da seleção espanhola, durante os festejos do título mundial. O testemunho está marcado para o meio-dia (11 horas em Portugal continental). 

REUTERS/Denis Balibouse/File Photo

De acordo com a agência noticiosa Reuters, a audiência será no Supremo Tribunal em Madrid. O presidente anunciou a sua demissão este domingo, 10, durante uma entrevista, e o pedido foi confirmado pela Federação.

Até ao anúncio, Luis Rubiales recusou vários pedidos com vista à sua saída, defendendo que o beijo foi mútuo e consensual. Porém, a sua versão foi negada por Jenni Hermoso, que fez queixa de Rubiales.

Na queixa, a futebolista relata que foi beijada "sem consentimento" enquanto Rubiales lhe segurava a cabeça com as duas mãos. O momento foi visto em direto por milhões de pessoas.

O caso ficou a cargo do Supremo Tribunal porque ocorreu em Sydney, fora do território espanhol.

Artigos Relacionados
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.