Sábado – Pense por si

Leonardo Jardim dá título ao Mónaco 17 anos depois

17 de maio de 2017 às 22:46
As mais lidas

Bernardo Silva e João Moutinho titulares no jogo da consagração

O Mónaco, treinado por Leonardo Jardim, sagrou-se esta quarta-feira campeão francês, ao vencer em casa o Saint-Étienne por 2-0, em jogo em atraso da 31ª jornada.

Monaco
Monaco
Monaco
Monaco
Monaco
Monaco
Monaco
Monaco
Monaco
Monaco
Monaco
Monaco
Monaco
Monaco
Monaco
Monaco
Monaco
Monaco
Monaco
Monaco
Monaco
Monaco
Monaco
Monaco
Monaco
Monaco
Monaco
Monaco
Monaco
Monaco
Monaco
Monaco
Monaco
Monaco
Monaco
Monaco

Com Bernardo Silva (saiu aos 69 minutos) e João Moutinho no onze titular, os monegascos confirmaram a conquista do oitavo título da Ligue 1 da sua história e colocaram um ponto final a um jejum de 17 anos sem conquistar a principal competição francesa.

Kylian Mbappé abriu a contagem, aos 19 minutos, numa jogada que começou numa recuperação de bola de Moutinho e passou pelo ex-FC Porto Radamel Falcao, com Valère Germain a marcar o segundo golo em cima do apito final (90+3).

Com 92 pontos, mais seis do que o Paris Saint-Germain, os pupilos de Leonardo Jardim puderam celebrar o título a uma jornada do fim, colocando um ponto final no domínio dos parisienses nos últimos anos, em que conquistaram os últimos quatro campeonatos.

No estádio Luís II, os líderes só precisavam de um ponto para garantir a conquista da liga, mas os homens da casa criaram várias oportunidades de golo e o resultado até podia ter sido mais 'gordo'.

O capitão de equipa Radamel Falcao somou 21 golos no campeonato e foi um dos destaques dos monegascos, ao lado de Bernardo Silva, do lateral Benjamin Mendy e da jovem promessa Mbappé.

Com a conquista do título, Leonardo Jardim tornou-se o segundo treinador português a vencer a liga francesa, depois de Artur Jorge o ter feito com o Paris Saint Germain em 1993/1994.

Além de Bernardo Silva e João Moutinho, também Ivan Cavaleiro, entretanto transferido para o Wolverhampton, do segundo escalão inglês, participou em dois jogos da campanha vitoriosa na Ligue 1.

Esta época, o Mónaco chegou ainda às meias-finais da Liga dos Campeões, sendo eliminados pela campeã italiana Juventus, e à final da Taça da Liga, perdida para o 'PSG'.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.