Sábado – Pense por si

Justiça investiga venda de João Félix do Benfica ao Atlético de Madrid

O Benfica vendeu o jogador ao Atlético de Madrid por 120 milhões de euros, mas recebeu do clube espanhol 126 milhões de euros. Oficialmente, estes seis milhões de euros pagos a mais pelo clube madrileno dizem respeito a custos do financiamento da operação, mas as escutas telefónicas colocam em causa esta versão do Benfica.

O Ministério Público (MP) está a investigar a transferência de João Félix do Benfica para o Atlético de Madrid, em julho de 2019, no processo ‘Cartão Vermelho’, no qual Luís Filipe Vieira é o principal arguido. As suspeitas do MP concentram-se em três frentes: nos seis milhões de euros a mais que o clube espanhol pagou ao Benfica, relativos a alegados custos de financiamento da operação; na comissão de 12 milhões de euros paga pelo Benfica a Jorge Mendes e Manuel Moreira de Sá, empresário do atleta, por serviços de intermediação; e numa eventual fraude fiscal do próprio Félix.

joão felix
joão felix EPA

Leia mais no Correio da Manhã

A fragilidade do que é essencial: proteger a justiça

A recente manifestação dos juízes e procuradores italianos, que envergaram as suas becas e empunharam cópias da Constituição nas portas dos tribunais, é um sinal inequívoco de que mesmo sistemas jurídicos amadurecidos podem ser alvo de ameaças sérias à sua integridade.

Jolly Jumper

Apoiando Marques Mendes, recuso-me a “relinchar” alegremente campanha fora, como parece tomar por certo o nosso indómito candidato naquele tom castrense ao estilo “é assim como eu digo e porque sou eu a dizer, ou não é de forma alguma!”.