Sábado – Pense por si

Jonas Vingegaard: o super-homem que ganhou a Volta a França

Carlos Torres
Carlos Torres 29 de julho de 2023 às 18:00

Com 17 anos, já revelava níveis aeróbicos superiores aos de Miguel Induráin, o espanhol vencedor do Tour por cinco vezes. Tinha jeito para tocar guitarra, trabalhou numa fábrica de peixe e na semana passada dinamitou os recordes do Tour. Foi recebido como um herói na Dinamarca e já anunciou que no final de agosto vai correr a Volta a Espanha.

Na passada quarta-feira, três dias depois de ter sido coroado rei do ciclismo em Paris, após vencer a Volta a França pela segunda vez consecutiva, o ciclista dinamarquês Jonas Vingegaard, de 26 anos, teve uma receção apoteótica em Copenhaga, sendo vitoriado por dezenas de milhares de pessoas. "Se alguém me dissesse há cinco anos que estaria aqui, não acreditaria", confessou.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Hipocrisia

Agora, com os restos de Idan Shtivi, declarado oficialmente morto, o gabinete do ministro Paulo Rangel solidariza-se com o sofrimento do seu pai e da sua mãe, irmãos e tias, e tios. Família. Antes, enquanto nas mãos sangrentas, nem sequer um pio governamental Idan Shtivi mereceu.

Urbanista

Insustentável silêncio

Na Europa, a cobertura mediática tende a diluir a emergência climática em notícias episódicas: uma onda de calor aqui, uma cheia ali, registando factos imediatos, sem aprofundar as causas, ou apresentar soluções.