Espanha confirmou as credenciais que a apontam como uma das seleções candidatas ao título e vai disputar os 'quartos' com a anfitriã Alemanha, enquanto a vice-campeã em título Inglaterra, que ainda não convenceu, terá pela frente a Suíça.
A vice-campeã Inglaterra, com uma vitória no prolongamento frente à Eslováquia (2-1), e a Espanha, com um triunfo convincente perante a Geórgia (4-1), garantiram no domingo o apuramento para os quartos de final do Campeonato da Europa de futebol.
REUTERS/Fabian Bimmer
A Espanha confirmou as credenciais que a apontam como uma das seleções candidatas ao título e vai disputar os 'quartos' com a anfitriã Alemanha, enquanto a vice-campeã em título Inglaterra, que ainda não convenceu, terá pela frente a Suíça, que eliminou a detentora do título Itália (2-0 no sábado).
Sem demonstrar capacidade de resposta ao golo de Ivan Schranz, aos 25 minutos, a Inglaterra esteve com um pé fora do Euro2024, mas no último minuto dos descontos os vice-campeões em título evitaram a eliminação com uma 'bicicleta' de Jude Bellingham.
A Eslováquia, em perda física depois de um jogo bem conseguido, foi do céu ao inferno em poucos minutos, pois a seleção inglesa entrou no prolongamento com um golo de Harry Kane, aos 91 minutos, que selou a reviravolta e sentenciou a eliminatória.
A Eslováquia, que se apurou para os oitavos como um dos melhores terceiros classificados, esteve perto de fazer história, mas sai do Euro2024 de cabeça erguida e com Ivan Schranz, com três golos, e entre os melhores marcadores.
Em Colónia, a candidata Espanha também esteve em desvantagem, frente à estreante Geórgia - que se apurou para os 'oitavos' como um dos melhores terceiros, ao vencer Portugal (2-0) -, devido a um golo na própria baliza de Le Normand, aos 18 minutos, que foi o seu primeiro sofrido na prova.
A Espanha, que foi a única seleção a concluir a fase de grupos só com vitórias, anulou a vantagem georgiana e deu a volta ao marcador com golos de Rodri, aos 39 minutos, Fabián Ruiz, aos 51, Nico Williams, aos 75, e o suplente Dani Olmo, aos 83.
Em perspetiva está já um jogo grande nos 'quartos' deste Euro2024, na sexta-feira, em Estugarda, em que a Espanha, vencedora da prova em 1964, 2008 e 2012, defronta a anfitriã Alemanha, que se sagrou campeã em 1972, 1980 e 1996.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.
Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.