Sábado – Pense por si

Ex-presidente da FIFA João Havelange morre aos 100 anos

Antigo presidente da Federação Internacional de Futebol, morreu hoje, aos 100 anos, no Rio de Janeiro

O brasileiro João Havelange, antigo presidente da Federação Internacional de Futebol, morreu hoje, aos 100 anos, no Rio de Janeiro, informou hoje o médico do antigo líder da FIFA, João Mansur.  Em declarações reproduzidas pelo portal brasileiro UOL, João Mansur explicou que Havelange sofria de uma infeção pulmonar, que se agravou e caminhou para uma infeção generalizada, a causa da morte do antigo presidente da FIFA, que restava internado no hospital Samaritano, no Rio de Janeiro.

João Havelange, que foi presidente da FIFA de 1974 a 1998, naquele que é o segundo mandato de maior duração à frente do organismo, apenas superado pelo francês Jules Rimet (1921-1954), estava internado com problemas respiratórios.  O antigo dirigente renunciou em 2011 à sua condição de membro do Comité Olímpico Internacional (COI) e, em abril de 2013, ao cargo de presidente honorário da FIFA face ao escândalo de que terá recebido subornos de uma empresa de marketing na década de 90.

No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.