Sábado – Pense por si

Caos na Holanda: internacional português detido após o AZ Alkmaar-Légia Varsóvia

'Super Sport Express' avança que Josué, antigo médio do FC Porto, passou a noite nas instalações da polícia

A noite desta quinta-feira na Holanda ficou marcada por eventos lamentáveis após o apito final do AZ Alkmaar-Légia Varsóvia (1-0), válido pela fase de grupos da Conference League. À saída do estádio, e segundo explica o diário polaco 'Sport Super Express', houve um desentendimento entre as autoridades e alguns funcionários da equipa visitante, que resultou na detenção de vários elementos,entre os quais o médio Josué, capitão e ex-FC Porto e Sp. Braga, e o defesa Radovan Pankov, que acabaram algemados e transportados para a esquadra.

De acordo com a mesma fonte, o Légia Varsóvia não foi informado da localização dos jogadores e, horas mais tarde, acabou mesmo por viajar de volta para a Polónia sem os mesmos, que passaram a noite nas instalações da polícia holandesa e vão ser ouvidos esta manhã. O caso, de resto, já mereceu a reação da federação polaca e do primeiro-ministro daquele país, Mateusz Morawiecki.

"[Recebi] Relatórios bastante perturbadores daquilo que está a acontecer em Alkmaar. Ordenei ações diplomáticas para se verificar aquilo que aconteceu durante a noite. Os jogadores polacos, tal como os adeptos, têm de ser tratados de acordo com as leis. Estas não se podem quebrar", pode ler-se no post de Morawiecki na rede social X.

O Légia Varsóvia alega ainda que a polícia holandesa agrediu Dariuz Mioduski, o presidente do clube, à saída do estádio. Os eventos, que aconteceram depois de um jogo muito conturbado - e que registou várias ocorrências até antes do apito inicial -, estão a ser investigados.

Artigos Relacionados

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.