Secções
Entrar

João Almeida e a Volta ao Algarve: "Porque não sonhar?"

Gonçalo Correia 17 de fevereiro de 2025 às 16:01

"Tendo em conta que vai o Jonas Vingegaard, é um bocado difícil", assume o ciclista português à SÁBADO. Ficará "satisfeito" se terminar no pódio mas promete "dar o melhor para tentar vencer".

"Porque não sonhar? O sonha comanda a vida", diz João Almeida, com um sorriso. O ciclista português que este ano começou a temporada com um pódio na Volta à Comunidade Valenciana, que por pouco não venceu - ficou em 2.º lugar da geral a apenas 18 segundos do colombiano Santiago Buitrago, da Bahrain, à frente de corredores como Pello Bilbao (Bahrain), Thyman Arensman (INEOS), Carlos Rodriguez (INEOS) e Jai Hindley (Red Bull Bora - Hansgrohe) - falava recentemente à SÁBADO sobre a sua participação na Volta ao Algarve, que acontece já esta semana, entre quarta-feira, 19 de fevereiro, e domingo, dia 23.

Szymon Gruchalski/Getty Images

Sobre a participação na prova portuguesa, a segunda que faz em território nacional neste início de temporada depois de ter participado este domingo (16) na Figueira Champions Clássica - prova de um dia espetacularmente vencida por António Morgado, colega de Almeida na Emirates que sucedeu ao belga Remco Evenepoel, vencedor em 2024 -, João Almeida começou por referir: "Tendo em conta que vai o Jonas Vingegaard, é um bocado difícil. Há que ser realista."

Porém, acrescentou: "Mas estou numa forma boa, comecei bem a temporada. Portanto, porque não sonhar? Sonhar comanda a vida [sorri]. Desde que esteja na discussão da corrida, e ali no pódio, já fico satisfeito. Mas vamos dar o nosso melhor para tentar vencer."

Szymon Gruchalski/Getty Images

Almeida apontou ainda Primoz Roglic (Red Bull Bora) - vencedor de uma Volta à Itália e quatro Voltas a Espanha - como outro grande adversário na prova algarvia, além de Vingegaard (Visma-Lease a Bike), que aos 28 anos já venceu duas Voltas a França.

Com 25 equipas presentes, 13 das quais equipas do World Tour - a primeira divisão do pelotão internacional de ciclismo -, a Volta ao Algarve foi vencida nos últimos anos por ciclistas de primeira linha como Remco Evenepoel (2020, 2022 e 2024), Tadej Pogacar (2019), Primoz Roglic (2017), Geraint Thomas (2015 e 2016) e Alberto Contador (2009 e 2010).

Este ano, o ciclista dinamarquês Jonas Vingegaard - que tem como grande objetivo de época recuperar a conquista do Tour, vencido no último ano por Tadej Pogacar - começa a sua temporada de competição na Volta ao Algarve, que vai correr pela primeira vez e onde deverá ter o apoio de colegas como Sepp Kuss, Wout Van Aert, Wilco Kelderman e Tiesj Benoot.

Já Primoz Roglic, vencedor da prova em 2017, tem como grandes objetivos de época a Volta a Itália - é um dos grandes favoritos à vitória na geral - e a Volta à França. Roglic deverá correr esta Volta ao Algarve acompanhado por colegas como Nico Denz, Jan Tratnik, Oier Lazkano e Jordi Meeus.

Além destes dois ciclistas, a Volta ao Algarve deverá contar com ciclistas como Tao Geoghegan Hart (Lidl-Trek), Thymen Arensman, Geraint Thomas, Laurens de Plus e Filippo Gana (INEOS), Arnaud de Lie (Lotto), Neilson Powless e Kasper Asgreen (EF - Education), Biniam Girmay (Intermarché - Wanty), Romain Bardet (Picnic PostNL), Antonio Tiberi (Bahrain) e Ion Izagirre (Cofidis).

No pelotão estarão também ciclistas portugueses como Rui Costa (EF Education), Afonso Eulálio (Bahrain) e Iúri Leitão (Caja Rural), entre muitos outros. João Almeida deverá contar, por sua vez, com o apoio de colegas portugueses na UAE Emirates como António Morgado e os irmãos Ivo e Rui Oliveira, além do austríaco Felix Großschartner, do alemão Nils Politt e do suíço Jan Christen.

Szymon Gruchalski/Getty Images
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela