Sábado – Pense por si

Como a Netflix pode tornar o ciclismo na próxima Fórmula 1

Depois do sucesso de "Drive to Survive" ter gerado uma legião de fãs na Fórmula 1, a Netflix aposta numa série sobre os bastidores da Volta à França do ano passado. Com todo o drama garantido, chega daqui a pouco mais de um mês.

Capa da Sábado Edição 5 a 11 de agosto
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 5 a 11 de agosto
Como a Netflix pode tornar o ciclismo na próxima Fórmula 1
Gonçalo Correia 01 de maio de 2023 às 18:00
REUTERS / Christian Hartmann

Formula 1: Drive to SurviveBreak Point,Full Swing,Make or Break. Ao longo dos últimos anos, foram várias as séries que, levando desportos aparentemente menosmainstream (da fórmula 1 ao ténis, passando pelo golfe e pelo surf) para o universo televisivo, geraram novos fãs.

O sucesso televisivo foi variável - nesse campeonato, ninguém bateDrive to Survive- mas no formato há um elo em comum. Em todas estas séries, mostrar os bastidores de um desporto ajudou a torná-lo mais interessante aos olhos dos espectadores. Tudo parece conjugar-se agora para que o próximo desporto a ganhar novos fãs seja o ciclismo. E bastam 60 segundos para fazer o prognóstico.

Há dias, a Netflix desvendou umtrailerde uma série que chegará à plataforma de distribuição e exibição de filmes e séries emstreamingdaqui a pouco mais de um mês, a 8 de junho. IntituladaTour de France: Unchained, foi feita pelos produtores deFormula 1: Drive to Survivee parece ter todos os condimentos para cativar os amantes de ciclismo que existem por todo o mundo. E, é claro, dar a este desporto novos fãs.

Trata-se de uma série documental em oito episódios, que irá mostrar os bastidores da Volta à França em bicicleta do ano passado (2022). Descrita no minuto que dura otrailercomo "a corrida mais dura do mundo", é a prova rainha do ciclismo de estrada, obrigando a um esforço hercúleo e quase sobrenatural de quem participa. Ao todo, o percurso teve mais de 3 mil quilómetros (3.328, mais exatamente) e participaram 176 ciclistas, agrupados por diferentes equipas.

A carregar o vídeo ...

"O Tour de France é muito simples: queima. Ficas sem respiração", ouve-se uma voz dizer ao longo de trailer. "Vocês são soldados. Vocês são guerreiros. Pões o número [dorsal] e tornas-te um homem diferente", diz-se ainda - neste caso, quem o afirma é oteam managerda equipa Groupama-FDJ, Marc Madiot.

Neste caso não há suspense ouspoilers, não é segredo como a Volta à França do ano passado terminou: a classificação geral foi vencida por Jonas Vingegaard, corredor dinamarquês da Jumbo–Visma que superou o esloveno Tadej Pogacar, já vencedor do Tour por duas vezes e que aos 24 anos parece quase invencível.

A série retratará o dia a dia de uma grande competição de ciclismo, com todo o esforço que implica - e com as quedas, as lesões, as frustrações, a exaustão e as vitórias de superação que lhe são inerentes.

Drama não faltará, portanto, em episódios que, segundo a publicação especializada Cycling News, vão mostrar sobretudo o interior das equipas Jumbo-Visma (do vencedor da prova), Ineos Grenadiers, Groupama-FDJ, EF Education-EasyPost, Alpecin-Fenix, Bora-Hansgrohe e AG2R Citroën Team ao longo das três semanas de duração do Tour.

Gonzalo Fuentes / Reuters

Segundo aCycling News, Tadej Pogacar (segundo classificado da geral na prova) e a sua equipa, a UAE Emirates - de que faz parte também o português João Almeida, ainda por se estrear no Tour -, não estão diretamente envolvidos na série.

Os bastidores da equipa ao longo da prova não surgirão, após a UAE ter manifestado preocupação quanto à forma como a equipa e os seus patrocinadores seriam retratados no ecrã. Apesar de tudo, será impossível que as referências à UAE não surjam ao longo dos oito episódios, até pela dura batalha que esta equipa travou na estrada com a Jumbo-Visma de Jonas Vingegaard.

Artigos Relacionados
A Newsletter Para Si é SÁBADO no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)