Sábado – Pense por si

Festival Pão de Portugal regressa a Albergaria-a-Velha

28 de maio de 2024 às 14:24
As mais lidas

De 31 de maio a 2 de junho há cerca de 70 variedades disponíveis para experimentar e saborear

Na 11.ª edição do Festival Pão de Portugal, organizado pelo Município de Albergaria-a-Velha há produtores de pão de todo o país, com propostas mais tradicionais ou arrojadas, doces ou salgadas, mas com a certeza de atrair muitos apreciadores. Queijos, enchidos, compotas e uma série de produtos complementares também não faltarão na Quinta da Boa Vista, onde estarão a laborar dois fornos a lenha para a confeção de um pão mais rústico e de sabor artesanal. Salienta-se que, durante o evento, será distribuído pão pelas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) de Albergaria-a-Velha confecionado no recinto do festival.

Além do espaço de venda e restauração, os visitantes podem contar com um programa de atividades variado que inclui showcooking, oficinas, animação infantil, música, visitas aos moinhos, entre outras ações. Tendo como ingrediente principal o pão, os chefs Emídio Concha de Almeida (31 de maio), Hélio Loureiro (1 de junho) e Fábio Bernardino (2 de junho) vão apresentar receitas práticas para fazer em casa nas sessões de showcooking. Serão também dinamizadas oficinas de pão na zona de padaria.

Ao longo dos três dias, haverá vários momentos artísticos, da música à dança, protagonizados por grupos locais, mas não só. Na sexta-feira, pelas 22h00, Nel Monteiro sobe ao palco do Festival Pão de Portugal para uma noite de música popular e bem-disposta. Já no sábado, os Lucky Duckies prometem uma viagem aos anos 50 e 60 do século passado, quando o Swing e o Rock’n’Roll dominavam as pistas de dança. Há recriações e músicas originais, tudo bem servido num verdadeiro ambiente vintage. Ainda na vertente cultural, serão organizadas visitas guiadas à exposição "Recursos Hídricos: História, Sociedade e Saber", patente na Biblioteca Municipal.

Com o Dia da Criança a ser celebrado no sábado, os mais novos podem contar com várias atividades no fim de semana. No recinto podem divertir-se nos insufláveis, trampolins e outros equipamentos lúdicos em permanência nos dias 1 e 2 de junho, ou então, inscrever-se no showcooking infantil, na oficina de cerâmica ou participar numa sessão especial de conto – oficina "Aos Sábados, Conto Contigo!"

O rico património molinológico de Albergaria-a-Velha não é esquecido e, durante o festival, este poderá ser descoberto de três formas diferentes. No sábado, haverá visitas guiadas a vários núcleos espalhados pelo Concelho e o passeio Rota dos Moinhos em Land Rover. Na manhã de domingo, e como já é tradição, o Trail Rota dos Moinhos - este ano sob o lema "Vou ficar um Pão" - contará com centenas de pessoas a caminhar e a correr por trilhos que valorizam a antiga tradição de moer o cereal.

A entrada no recinto no Festival Pão de Portugal é gratuita.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.