NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
São muitos e deliciosos motivos para celebrar e visitar a mostra sabores do campo e do rio Mondego.
Depois de um ano em modo virtual, em casa, o certame gastronómico mais saboroso da região centro (na sua 20ª edição) está de regresso ao formato presencial e, de 11 a 20 de março, a tenda do Festival do Arroz e da Lampreia, com uma inspiradora vista para o Castelo de Montemor-o-Velho, volta a abrir as suas portas.
O genuíno arroz carolino do Baixo Mondego e a intensa lampreia pescada no rio Mondego têm honras de destaque, sempre acompanhados pelos sabores do campo e do rio, nesta incrível viagem à excelência da gastronomia da região, apurada ao longo das gerações.
A única dificuldade para os visitantes será qual prato escolher. À sobremesa, a tarefa também não estará mais facilitada. Pastel de Tentúgal IGP, Queijadas de Pereira, Pinhas de Montemor ou o arroz doce, feito com o cremoso arroz Carolino do Baixo Mondego e com o leite das explorações da Gândara, completam uma experiência gastronómica feita para ser degustada em família e com amigos.
Na tenda do festival, a cultura, a arte, os saberes de outrora e as propostas gastronómicas são uma constante e, por isso, estão de volta a cozinha ao vivo com a presença de reconhecidos chefs, a maratona de arroz doce non stop ou o mini-chef, com as crianças a serem orientadas e incentivadas a preparar deliciosas iguarias gastronómicas.
Durante todo o mês de março, os restaurantes aderentes do Festival do Arroz e da Lampreia servem os sabores mais apurados da região, num reforço dos valores e do espírito do festival, promovendo a gastronomia do concelho e da região.
O Festival volta a levar, novamente, os sabores do campo e do rio até casa, com os restaurantes a fornecerem a opção de takeaway. À distância de um clique, no telemóvel ou no computador, está também disponível uma deliciosa edição digital, em www.festivalarrozlampreia.pt, para ser (virtualmente) degustada nos quatro cantos do mundo.
O Festival do Arroz e da Lampreia | Sabores do Campo e do Rio é promovido pelo Município de Montemor-o-Velho, conta com a parceria estratégica da Turismo Centro de Portugal e integra a Região de Coimbra – Região Europeia de Gastronomia 2021/2022 – "A Million Food Stories".
Com o gosto e a dedicação de sempre, a 20ª edição do Festival do Arroz e da Lampreia convida a uma inesquecível visita a Montemor-o-Velho e aos seus sabores do campo e do rio.
Festival do Arroz e da Lampreia em Montemor-o-Velho
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.
Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.