A agência europeia explica que esta "é uma alternativa ao armazenamento a longo prazo das ampolas a uma temperatura entre -90º a -60ºC em congeladores especiais".
A Agência Europeia do Medicamento (EMA) autorizou esta sexta-feira ao transporte e armazenamento temporário de frascos da vacina da Pfizer/BioNTech contra a covid-19 entre os -25º a -15ºC, as temperaturas dos congeladores, facilitando a distribuição do fármaco.
Em comunicado, o regulador europeu informa que o Comité de Medicamentos Humanos da EMA "deu um parecer positivo para permitir o transporte e armazenamento de frascos desta vacina a temperaturas entre os -25º a -15ºC, ou seja, a temperatura dos congeladores farmacêuticos normais", desde que isso aconteça "por um período único de duas semanas".
A agência europeia explica que esta "é uma alternativa ao armazenamento a longo prazo das ampolas a uma temperatura entre -90º a -60ºC em congeladores especiais".
E numa altura de produção insuficiente de vacinas contra a covid-19 para a União Europeia por parte das farmacêuticas, a EMA diz esperar que esta 'luz verde' "facilite a rápida implantação e distribuição da vacina na UE".
Isto porque "reduz a necessidade de condições de armazenamento a frio a temperaturas ultra baixas ao longo de toda a cadeia de abastecimento", adianta o regulador europeu.
Atualmente, estão aprovadas quatro vacinas na UE: Pfizer/BioNTech, Moderna, AstraZeneca e Janssen (grupo Johnson & Johnson).
De acordo com dados divulgados na quinta-feira pela Comissão Europeia, chegarão à UE até ao final deste primeiro trimestre quase 100 milhões de doses de vacinas, a grande parte da Pfizer/BioNTech (66 milhões, mais do que os 65 milhões inicialmente acordadas), da AstraZeneca (30 milhões de um total de 120 milhões inicialmente acordadas) e da Moderna (10 milhões).
Para o segundo trimestre, a expectativa do executivo comunitário é que cheguem 360 milhões de doses à UE, principalmente da Pfizer/BioNTech (200 milhões), da AstraZeneca (70 milhões de um total de 180 milhões inicialmente acordadas), da Janssen (55 milhões) e da Moderna (35 milhões).
EMA autoriza armazenamento de vacina da Pfizer às temperaturas dos congeladores
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.
É muito evidente que hoje, em 2025, há mais terraplanistas, sim, pessoas que acreditam que a Terra é plana e não redonda, do que em 1925, por exemplo, ou bem lá para trás. O que os terraplanistas estão a fazer é basicamente dizer: eu não concordo com o facto de a terra ser redonda.