Identificado mecanismo que explica risco de pneumonia grave após gripe
Estudo foi recentemente publicado na revista científica "The Journal of Clinical Investigation".
Estudo foi recentemente publicado na revista científica "The Journal of Clinical Investigation".
Resultados foram publicados na Nature Medicine.
É a relatora de um dos dossiês europeus mais sensíveis dos próximos anos: o financiamento até 2034. As negociações complicam-se e os países não se reveem nas prioridades da Comissão Europeia.
Uma nova variante do vírus da gripe está a circular mais depressa e tem vindo a preocupar. O presidente da Sociedade de Saúde Pública, Francisco George, explicou que o subtipo H3M2 apareceu pela primeira vez em 1968 — a chamada Gripe de Hong Kong. Segundo o especialista, a população com mais de 50 anos já teve contacto com a variante, pelo que têm anticorpos protetores. No entanto, uma pequena mutação pode vir a reduzir a eficácia da vacina para gripe. Ainda assim, a vacina continua a reduzir a gravidade da infeção.
O rastreio precoce da doença permite evitar complicações graves e, muito em breve, atrasar a sua progressão. Sara, 6 anos, soube um ano antes de começar as injeções.
Não, desde que se vacine e recupere aquilo que aprendeu (e provavelmente anda esquecido) sobre a pandemia. Este novo subtipo do H3N2 não está presente na vacina, mas ainda assim esta confere proteção.
A faturação das clínicas aumentou 46% em dois anos – os donos procuram mais e melhores tratamentos e há grupos económicos que dominam o mercado.
Estão esgotadas em várias zonas do País e são fundamentais para as pessoas acima dos 85 anos. Razão: este grupo responde pior àquelas que são dadas à restante população. Perceba o que está em causa neste explicador.
Miguel Castanho, investigador e professor, explica que apesar da presença do mosquito em território português a situação não é alarmante.
As projeções não são animadoras: até 2050 prevê-se que o número de demências triplique. Porém, nem tudo são más notícias: é possível mudar de rumo e prevenir quase metade dos casos. Pela primeira vez, em 15 anos, há medicamentos que abrandam a progressão da doença. Mas, a maior parte do trabalho está ao alcance de cada um. Não é preciso nada elaborado, basta estimular o cérebro. Sabia que conversar com os seus amigos cria mais neurónios do que fazer sudokus?
Não há comunicação entre a cúpula do partido e a campanha de Seguro, que carrega na narrativa apartidária. Alegado pacto de Carneiro com Santos Silva pode explicar resistência.
"É mais uma frente que a ciência abre contra doenças que são, no presente, difíceis de tratar", salientou o investigador Miguel Castanho.
O jornalista da SÁBADO sublinha ainda que há uma "má relação institucional entre o ministro das Finanças e o governador", que já vem de trás.
Drogas vivas no corpo durante meses, robôs que operam com menos danos, implantes milimétricos de gelatina, terapias que salvam vidas e estão a tornar crónica a terrível doença.
A imunodeficiência secundária é a que resulta de doença prolongada, do envelhecimento, da ação de medicamentos imunossupressores ou pode ser causada por um agente, como o Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH).