Sábado – Pense por si

Gripe K: «Todos aqueles que têm mais de 50 anos têm anticorpos protetores»

Gripe K: "Todos aqueles que têm mais de 50 anos têm anticorpos protetores"

Uma nova variante do vírus da gripe está a circular mais depressa e tem vindo a preocupar. O presidente da Sociedade de Saúde Pública, Francisco George, explicou que o subtipo H3M2 apareceu pela primeira vez em 1968 — a chamada Gripe de Hong Kong. Segundo o especialista, a população com mais de 50 anos já teve contacto com a variante, pelo que têm anticorpos protetores. No entanto, uma pequena mutação pode vir a reduzir a eficácia da vacina para gripe. Ainda assim, a vacina continua a reduzir a gravidade da infeção.

Desde setembro que Sara, 6 anos, filha de Rita  Morais, usa uma bomba para administrar a insulina. Está guardada na bolsa que usa à cintura
Lucília Galha

Já é possível antecipar a diabetes

O rastreio precoce da doença permite evitar complicações graves e, muito em breve, atrasar a sua progressão. Sara, 6 anos, soube um ano antes de começar as injeções.

Neste subtipo de gripe, os sintomas são os mesmos, podem é ter uma intensidade maior
Lucília Galha

Gripe: Nova variante é mesmo razão para alarme?

Não, desde que se vacine e recupere aquilo que aprendeu (e provavelmente anda esquecido) sobre a pandemia. Este novo subtipo do H3N2 não está presente na vacina, mas ainda assim esta confere proteção.

Susana Lúcio

Os animais são um (grande) negócio

A faturação das clínicas aumentou 46% em dois anos – os donos procuram mais e melhores tratamentos e há grupos económicos que dominam o mercado.

Vacinação contra a gripe para maiores de 85 anos em Portugal
Lucília Galha

Gripe: O que são vacinas de dose elevada?

Estão esgotadas em várias zonas do País e são fundamentais para as pessoas acima dos 85 anos. Razão: este grupo responde pior àquelas que são dadas à restante população. Perceba o que está em causa neste explicador.

Demência: como travar a explosão
Lucília Galha

Demência: Descubra como travar esta nova pandemia

As projeções não são animadoras: até 2050 prevê-se que o número de demências triplique. Porém, nem tudo são más notícias: é possível mudar de rumo e prevenir quase metade dos casos. Pela primeira vez, em 15 anos, há medicamentos que abrandam a progressão da doença. Mas, a maior parte do trabalho está ao alcance de cada um. Não é preciso nada elaborado, basta estimular o cérebro. Sabia que conversar com os seus amigos cria mais neurónios do que fazer sudokus?

António José Seguro discursa com o slogan "Avançamos Juntos", em Lisboa
Alexandre R. Malhado

O muro de silêncio entre Seguro e o PS

Não há comunicação entre a cúpula do partido e a campanha de Seguro, que carrega na narrativa apartidária. Alegado pacto de Carneiro com Santos Silva pode explicar resistência.

Lucília Galha

Cancro: Os novos avanços da medicina

Drogas vivas no corpo durante meses, robôs que operam com menos danos, implantes milimétricos de gelatina, terapias que salvam vidas e estão a tornar crónica a terrível doença.

Imunodeficiências

A imunodeficiência secundária é a que resulta de doença prolongada, do envelhecimento, da ação de medicamentos imunossupressores ou pode ser causada por um agente, como o Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH).

A Newsletter SÁBADO Edição Noite no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 21h