Sábado – Pense por si

SpaceX lança civis ao Espaço: Quem são os primeiros turistas espaciais?

Joana Fonseca com Leonor Riso 16 de setembro de 2021 às 19:26
As mais lidas

"Poucos lá foram e muitos vão seguir-se. A porta abre-se agora”. Foram estas as palavras do multimilionário Jered Isaacman, que comanda a missão Inspiration4.

Esta quarta-feira, a SpaceX lançou os primeiros quatro turistas espaciais a bordo da cápsula Dragon no foguetão Falcon 9. A nave descolou às 20:02 hora local, (23:02 em Portugal Continental) da base do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, EUA. Os tripulantes vão passar três dias no espaço.

Jared Isaacman é o comandante desta missão. Tem 38 anos, é co-fundador e CEO da empresa Shift4Payments e um aficionado da aviação. Foi ele que financiou a viagem espacial dos outros três tripulantes, e, segundo a Agence France-Press, o valor não divulgado desta missão ronda os milhões de dólares. Todo o dinheiro angariado reverteu a favor do hospital pediátrico de St. Jude.

Ao lado de Isaacman foi Hayley Arceneaux, que trabalha como assistente médica no Hospital de Investigação infantil de St. Jude. Sobrevivente de um cancro nos ossos, tornou-se a primeira pessoa com uma prótese e a primeira mais jovem a voar para o Espaço orbital.

Sian Proctor, geóloga e professora universitária de 51 anos, é a quarta mulher afroamericana a ir ao Espaço.

Chris Sembroski, de 42 anos, engenheiro aeroespecial e veterano da Força Aérea, é o quarto tripulante desta missão.

A cápsula Dragon leva a bordo, pela primeira vez, civis como tripulantes. Foram treinados durante seis meses na base da SpaceX em Hawthorne, na Califórnia, com manobras de gravidade zero e exercícios com forças gravitacionais que vão executar no espaço. Treinaram também exercícios de emergência de entrada e saída de naves espaciais e também missões parciais e completas. A cada dia, a cápsula dará uma volta ao planeta a cada 90 minutos, fazendo um total de 15 voltas diárias ao globo.

A missão tem como nome Inspiration4 e é a primeira a levar apenas civis. Para Elon Musk, o líder da SpaceX, a missão pretende representar a "democratização" do Espaço, mostrando que não são só astronautas formados durante anos conseguem viajar até ao Cosmos. No entanto, esta viagem tem custos que só os milionários conseguem pagar.

A empresa privada de Elon Musk tem planeado outros voos de turismo espacial que se prevê serem realizados a partir de janeiro de 2022, com três homens de negócios como tripulantes.

Artigos Relacionados
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.