Sábado – Pense por si

A crise climática não abrandou durante a pandemia

Rita Pereira Carvalho
Rita Pereira Carvalho 17 de setembro de 2021 às 08:00

"A não ser que as emissões de gases de efeito de estufa sejam reduzidas de imediato, de forma rápida e em grande escala, será impossível limitar o aquecimento a 1,5ºC", escreveu António Guterres, acrescentando que as consequências serão catastróficas.

Quando a medida de confinamento começou, no início do ano passado, a ser implementada, muito foi dito sobre a redução da emissão de gases poluentes com efeito de estufa, ou sobre a redução da poluição sonora, com um tráfego quer automóvel, quer aéreo, mais reduzido. No entanto, passou mais de um ano e as diferenças a tender para o campo mais verde não são assim tão evidentes. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.