Sábado – Pense por si

Sequelas da Covid: As marcas que o vírus deixou

Lucília Galha
Lucília Galha 06 de fevereiro de 2021 às 09:58

Há casos em que a doença não termina depois de um teste negativo e em que, passados 10 meses, continua a causar dano. Conheça as consequências a longo prazo do vírus.

Catorze meses depois de ser conhecido o primeiro caso – em Wuhan, na China, a 17 de novembro de 2019 – já se sabe que não existe só a doença Covid, também existe o pós-Covid. Estima-se que entre um terço a um quinto dos infetados tenha sequelas a médio e longo prazo, ou seja, sintomas que perduram para além das 12 semanas após o diagnóstico. Complicações respiratórias e cardíacas, mas também queixas de cansaço e fraqueza muscular e problemas neurológicos, como perda de olfato e de paladar, sem uma causa definida.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.