Sábado – Pense por si

Quando tudo corre mal com as medicinas alternativas

Lucília Galha
Lucília Galha 07 de fevereiro de 2020 às 20:30

Vera teve de usar fraldas porque deixou os tratamentos e a mãe de Diana morreu com um cancro porque perdeu um ano em sessões de biomagnetismo. Já S. quase ficou paraplégica por causa das idas ao osteopata. Não há provas de que as terapêuticas não convencionais tenham benefícios significativos ou que sirvam para tratar doenças. Pelo contrário: está confirmado que têm riscos e podem mesmo fazer mal à saúde.

Há algum tempo que aquelas sessões tinham deixado de lhe aliviar as dores. Nos últimos meses, S. tinha mesmo aumentado a frequência das massagens - para uma vez por semana - porque estava cada vez pior. Até ao dia em que depois de estar com o terapeuta deixou de sentir as pernas e de conseguir andar. Resultado: teve de ser operada de urgência. Na verdade, as visitas ao osteopata quase a deixaram paraplégica.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Um Presidente sem dimensão

O discurso de Donald Trump na AG da ONU foi um insulto às Nações Unidas, uma humilhação para Guterres, uma carta aberta a determinar a derrotada da Ordem Internacional Liberal, baseada no sistema onusiano. Demasiado mau para passar em claro, demasiado óbvio para fingirmos que não vimos.