Sábado – Pense por si

Terapeutas apanhados em prescrições médicas proibidas

Sara Capelo
Sara Capelo 10 de fevereiro de 2022 às 15:39

Dois profissionais de terapias alternativas usariam vinhetas com símbolos oficiais para prescrições que não podiam passar, descobriu a IGAS que fez 29 inspeções nesta área em três anos.

Uma denúncia levou a equipa da Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) àquela cave arrendada, com uma receção, dois gabinetes e casa de banho, onde um osteopata fazia tratamentos. Visitaram a clínica a 3 de junho de 2020 depois de uma comunicação da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS). E tudo fruto de um acaso: um bioanalista acupuntor estranhou que o colega osteopata pudesse requerer exames usando as vinhetas com o símbolo da ACSS. É que estas estão vedadas aos profissionais das terapias não convencionais (TNC). E questionou aquele organismo sobre como poderia obtê-las. A pergunta era inocente, mas deu o alerta: estaria um osteopata a utilizar vinhetas para solicitar exames?

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Aproveitar os feriados

Do Minho ao Algarve, 22 sugestões para gozar os fins-de-semana prolongados de dezembro. E ainda: médicos prescrevem atividades como dança ou jardinagem; de onde vem o dinheiro para as Presidenciais?