Sábado – Pense por si

Portugal deve esperar uma onda de calor em agosto? IPMA prevê que não

Leonor Riso
Leonor Riso 06 de agosto de 2021 às 18:00

Alerta de incêndios deve manter-se entre elevado a máximo, como é típico nesta altura do ano. Mas previsões do modelo europeu descartam situação semelhante à de Itália, Grécia e Turquia.

As altas temperaturas na Grécia fizeram os termómetros chegar aos 45ºC e, na Turquia (na imagem), dez dias de fogos mataram oito pessoas. Em Itália, os incêndios consomem a Sicilia e Calábria. Em Portugal, o verão tem sido bastante ameno: mas deve o país ficar alerta para uma onda de calor? O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) descarta essa hipótese, indicando que as temperaturas se deverão aproximar do normal para esta altura do ano a partir de dia 8, mas "não se prevê a ocorrência de condições meteorológicas extremas" como as vividas na Turquia e Grécia, em Portugal. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Panorama

Perto das pessoas e das comunidades

Os municípios portugueses têm tido um papel fulcral na promoção da saúde, do bem-estar e da inclusão. E é justamente neste âmbito que se destaca o contributo que a psicologia como ciência e profissão pode dar no cumprimento e na otimização dessa missão. 

Um Presidente sem dimensão

O discurso de Donald Trump na AG da ONU foi um insulto às Nações Unidas, uma humilhação para Guterres, uma carta aberta a determinar a derrotada da Ordem Internacional Liberal, baseada no sistema onusiano. Demasiado mau para passar em claro, demasiado óbvio para fingirmos que não vimos.