Sábado – Pense por si

“Nos próximos anos poderemos ter incêndios muito mais catastróficos” nas zonas ardidas em 2017

Rita Pereira Carvalho
Rita Pereira Carvalho 23 de julho de 2021 às 18:00

Limpar os terrenos perto de casas, aldeias ou estradas não é suficiente. Emanuel Oliveira, do Observatório Técnico Independente, alerta para a falta de limpeza de áreas que arderam há quatro anos: "Se em 2017 os incêndios tiveram um comportamento de elevada intensidade, nos próximos anos poderemos ter incêndios muito mais catastróficos neste território".

O país entrou novamente num período de temperaturas elevadas e, como consequência, o número de fogos tem vindo também a aumentar. Depois do incêndio em Monchique, no último fim de semana, surge novamente a necessidade de olhar para aquilo que tem vindo a ser feito para prevenir grandes incêndios. A zona de Monchique ardeu em 2016, em 2018 e novamente este ano. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.