Sábado – Pense por si

Fogos. Governo gasta €1 milhão em evento "irrelevante", acusa Observatório Independente

Rita Pereira Carvalho
Rita Pereira Carvalho 21 de julho de 2021 às 18:00

O Observatório Técnico Independente que analisa os fogos em Portugal entregou ao Parlamento o relatório sobre o plano de gestão e combate a incêndios com duras críticas. E deixa o alerta: no futuro, os incêndios serão “cada vez mais intensos e de maiores dimensões”. Plano ignorou a questão das alterações climáticas e as corporações de bombeiros.

Ainda com os fogos de 2017 na memória, Portugal quer organizar já em 2023 uma conferência mundial dos incêndios rurais, "aproveitando a oportunidade para demonstrar os progressos no Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais" e para mostrar Portugal "como um país de referência no âmbito da gestão integrada dos incêndios rurais". A proposta vai custar um milhão de euros e consta no Programa Nacional de Ação, aprovado em Conselho de Ministros no final de maio. Este ponto é, aliás, alvo de críticas por parte do Observatório Técnico Independente (OIT) para análise, acompanhamento e avaliação dos incêndios florestais e rurais em Portugal, que entregou esta terça-feira no Parlamento o relatório sobre o Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais e do seu Programa Nacional de Ação. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Calado é Camões

O senhor Dr. Durão Barroso teve, enquanto primeiro-ministro, a oportunidade, de pôr as mãos na massa da desgraça nacional e transformá-la em ouro. Tantas capacidades, e afinal, nestum sem figos.