Sábado – Pense por si

Fogos. Governo gasta €1 milhão em evento "irrelevante", acusa Observatório Independente

Rita Pereira Carvalho
Rita Pereira Carvalho 21 de julho de 2021 às 18:00

O Observatório Técnico Independente que analisa os fogos em Portugal entregou ao Parlamento o relatório sobre o plano de gestão e combate a incêndios com duras críticas. E deixa o alerta: no futuro, os incêndios serão “cada vez mais intensos e de maiores dimensões”. Plano ignorou a questão das alterações climáticas e as corporações de bombeiros.

Ainda com os fogos de 2017 na memória, Portugal quer organizar já em 2023 uma conferência mundial dos incêndios rurais, "aproveitando a oportunidade para demonstrar os progressos no Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais" e para mostrar Portugal "como um país de referência no âmbito da gestão integrada dos incêndios rurais". A proposta vai custar um milhão de euros e consta no Programa Nacional de Ação, aprovado em Conselho de Ministros no final de maio. Este ponto é, aliás, alvo de críticas por parte do Observatório Técnico Independente (OIT) para análise, acompanhamento e avaliação dos incêndios florestais e rurais em Portugal, que entregou esta terça-feira no Parlamento o relatório sobre o Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais e do seu Programa Nacional de Ação. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.