NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
Missão Mars 2020 Perseverance saiu da Terra a 30 de julho de 2020. Esta quinta-feira o robô pousou em Marte.
A NASA (Agência Espacial Norte-Americana) fez esta quinta-feira chegar o seu nono robô à superfície de Marte, tendo a missão Mars 2020 Perseverance (Marte 2020 Perseverança, em português) pousado no planeta vermelho pelas 20h56 de Lisboa.
Perseverance. NASAReuters
Esta missão saiu da Terra a 30 de julho de 2020.
A aterragem foi transmitida em direto na página oficial da NASA na Internet, desde as 19h15.
A carregar o vídeo ...
NASA Perseverance
As operações estiveram a ser coordenadas a partir do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, em La Cañada Flintridge, na Califórnia.
O sinal proveniente de Marte demorou pouco mais de dez minutos a chegar à Terra, ou seja, quando a equipa responsável pela coordenação da aterragem do Perseverance recebeu a informação de que o robô tinha aterrado, o aparelho já estaria há vários minutos no solo.
A entrada na atmosfera de Marte ocorreu às 20h48 em Lisboa e foi o ponto sete de uma lista com mais de 35 requisitos imprescindíveis para que a aterragem ocorresse sem quaisquer problemas e que estava a ser monitorizada ao segundo.
A fase final do processo demorou cerca de sete minutos.
O momento da aterragem foi aplaudido pela equipa que dirigiu as operações.
Portugal fez parte desta viagem. Foi um consórcio português, liderado pela Amorim, com o ISQ, PIEP e a empresa Stratosphere, num projeto da Agência Espacial Europeia (ESA), que desenvolveu o escudo de proteção da cápsula, onde as amostras vão fazer a última fase da longa viagem para reentrar na atmosfera terrestre.
Em comunicado, o Grupo ISQ explica que "o projeto teve como objetivo o desenvolvimento de um sistema de escudo de proteção térmica e amortecimento de choques na aterragem, a incorporar na cápsula". O ensaio final "consistiu em reproduzir as condições reais em que a cápsula irá impactar o solo", tendo sido realizado no Laboratório de Ensaios Especiais do ISQ, situado em Castelo Branco.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.
Prepara-se o Governo para aprovar uma verdadeira contra-reforma, como têm denunciado alguns especialistas e o próprio Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, num parecer arrasador.
Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?
No meio do imundo mundo onde estamos cada vez mais — certos dias, só com a cabeça de fora, a tentar respirar — há, por vezes, notícias que remetem para um outro instinto humano qualquer, bem mais benigno. Como se o lobo mau, bípede e sapiens, quisesse, por momentos, mostrar que também pode ser lobo bom.