Sábado – Pense por si

Os perigos do doce açúcar que o tornam um mortal inimigo

Sara Capelo
Sara Capelo 13 de março de 2018 às 17:42

Cada português consome – sem saber – 90 gramas de açúcar por dia. É mais de três vezes o recomendado. Especialistas alertam para os riscos de diabetes, obesidade, doenças cardíacas, fígado gordo e uma lista interminável de outras patologias.

Só aí por Outubro do ano passado é que Gonçalo Veiga aceitou que tinha de mudar a dieta e acabar com todos os enlatados e alimentos processados na dispensa de casa. O conselho era há meses dado pelos especialistas que consultara sobre o cancro do pâncreas mas, a lidar com uma separação, refugiou-se num amigo de há muito, a comida. "Estive hospitalizado em Julho de 2016 no Hospital do Barreiro e quando saí, recuperei o peso que perdi. Fiz quimioterapia e como estava em casa e não tinha problemas de enjoos, comia", relata. Chegou aos 123 quilos.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.