Sábado – Pense por si

Os maiores perigos das novas dietas da moda

Lucília Galha
Lucília Galha 27 de agosto de 2017 às 15:00

Não temos boas notícias para si: as dietas mais eficazes são, na verdade, as menos saudáveis - perde massa muscular e zero massa gorda (que é o que se pretende). Antes de começar a cortar calorias, o melhor é ler este artigo

Sabe aquelas dietas em que vê os números da balança a descer muito rapidamente? Em que é possível perder logo 5 quilos numa semana e 8 em duas. O cenário ideal para quem quer entrar no Verão em forma e entrar no fato-de-banho, portanto. Não se entusiasme, temos más notícias para si: as dietas mais eficazes são na verdade as menos saudáveis. Razão: "São aquelas em que se perde mais massa muscular e em que se mantém, ou até aumenta, a massa gorda. Funcionam à custa da desidratação", explica o especialista em Medicina Interna, André Casado. Ou seja, perde peso sim, mas também perde saúde.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.