Sábado – Pense por si

O que mudou na dieta saudável na última década

Maria Espírito Santo 03 de dezembro de 2017 às 10:00

Algumas gorduras passaram de más-da-fita a estrelas, o chocolate é bem-vindo (desde que seja preto), as sementes acrescentam-se a tudo, um ovo por dia faz-lhe bem e o açúcar é mesmo para riscar. Com a ajuda de estudos e de especialistas fomos perceber o que mudou na última década.

E ovo pode?" "Pode à vontade" "e não vai mudar?" "não, o ovo veio para ficar" [som de mensagem] "E não: caiu, por causa do colesterol" [som de mensagem] "E não, é colesterol bom, pode comer. Tenho um grupo do WhatsApp só para o ovo." A conversa acontece em consultório, entre nutricionista e paciente incrédula. É uma cena de humor imaginada pela Porta dos Fundos mas que reflecte um dilema relativamente universal: afinal o que é a alimentação saudável? O que devemos ou não comer? E o que é bom hoje pode ser mau amanhã ou vice-versa?

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.