Sábado – Pense por si

Os grandes mitos sobre o cancro

Maria Espírito Santo 29 de setembro de 2018 às 14:00

Da prevenção da agricultura biológica aos malefícios do telemóvel, pedimos ajuda a especialistas para entender algumas ideias associadas à doença.

Nos anos 70, quando começou a trabalhar, António Parreira, hoje director clínico da Fundação Champalimaud, tinha doentes relativamente silenciosos. "Era muito frequente os doentes chegarem às consultas e não fazerem perguntas mesmo quando confrontados com uma doença grave, potencialmente maligna." Hoje o cenário é bem diferente: há quem traga documentos impressos de estudos e tratamentos. A população está mais atenta - também no tema do cancro -, mas isso não quer dizer que não existam ideias erradas, tanto no que toca às causas como às formas de tratamento. Há mitos a desconstruir.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.