OMS confirma: novo coronavírus não se transmite através do ar

OMS confirma: novo coronavírus não se transmite através do ar
Mariana Branco 30 de março de 2020

Num estudo publicado este fim de semana, a Organização Mundial da Saúde analisou as formas de transmissão do vírus que causa a Covid-19.

"O coronavírus é sobretudo transmitido através de gotículas geradas quando uma pessoa infetada tosse, espirra ou fala". Num estudo publicado este fim de semana, a Organização Mundial da Saúde (OMS) analisou as formas de transmissão do vírus que causa a Covid-19 e chegou à conclusão que não se transmite através do ar.

"A transmissão por gotículas produz-se quando uma pessoa que se encontra em estreito contacto (menos de um metro) de outra que tem sintomas respiratórios (como tosse ou espirros) e entra assim em risco de por as suas próprias mucosas (boca e nariz) ou os seus olhos expostos a gotículas respiratórias potencialmente infecciosas", explica o estudo. "Assim, o contágio pode produzir-se por contacto direto com uma pessoa infetada ou por contacto com uma superfície ou um objeto que esta tenha utilizado".

No entanto, em casos de tratamentos médicos, o cenário altera-se. Em situações muito especificas, como os tratamentos médicos nos quais se gera um efeito de aerossol – intubação ou respiração assistida –, esta transmissão aérea pode ocorrer. Por esse motivo, a OMS ressalva a importância de que os equipamentos de proteção individual, como as máscaras, devem estar reservados para os profissionais de saúde.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login
Para activar o código da revista, clique aqui
Investigação
Opinião Ver mais