Sábado – Pense por si

Nobel da Física para cientistas que estudaram machine learning

O prémio Nobel da Física foi atribuído aos cientistas John J. Hopfield e Geoffrey E. Hinton

Nobel da Física para cientistas que estudaram machine learning. O prémio Nobel da Física foi atribuído aos cientistas John J. Hopfield e Geoffrey E. Hinton pela Real Academia Sueca.

Academia Sueca

A Academia Sueca para as Ciências sublinha que os dois cientistas deram contributos essenciais no campo da "machine learning para redes neurais artificiais". John Hopfield criou estruturas capazes de armazenar e reconstruir informação, enquanto Geoffrey Hinton é o autor de um método capaz de descobrir propriedades em dados e que se tornaram importantes para as redes neurais artificiais que utilizamos hoje em dia.

Destaca ainda a Academia Sueca que apesar de os computadores não poderem pensar, as máquinas podem imitar funções como memória e aprendizagem, muito em parte graças aos dois laureados deste ano.

O Prémio Nobel da Física de 2023 foi tripartido e entregue a Roger Penrose, Reinhard Genzel e Andrea Ghez pelos trabalhos desenvolvidos sobre os buracos negros do Universo, um dos fenómenos mais exóticos do universo, nas palavras dos responsáveis da academia, o ano passado. 

Penrose foi distinguido pela "descoberta que a formação do buraco negro é uma consequência direta da teoria geral da relatividade"; Genzel, do Instituto Max Planck, e Ghez receberam o prémio pela "descoberta de um objeto compacto e super massivo no centro da nossa galáxia". "As descobertas dos laureados deste ano abriram novos caminhos no estudo de objetos compactos e supermassivos", afirmou David Haviland, presidente do Comité Nobel de Física.

"Mas esses objetos exóticos ainda apresentam muitas questões que imploram por respostas e motivam pesquisas futuras", acrescentou.

Os laureados com o Nobel recebem um prémio pecuniário de 11 milhões de coroas suecas (aproximadamente 968 mil euros) a dividir entre os premiados. Ou seja, Ambros e Ruvkun irão receber cerca de 484 mil euros cada pelo seu trabalho.

Os Nobel foram criados pelo inventor sueco Alfred Nobel que deixou em testamento que a sua fortuna devia ser utilizada para financiar "prémios daqueles que, durante o ano anterior, trouxeram mais benefícios à humanidade". O inventor da dinamite morreu em 1895, mas devido a uma disputa legal do seu testamento, os prémios só começaram a ser atribuídos em 1901. A curadoria dos prémios está a cargo de instituições suecas, exceto o Nobel da Paz que é decidido pelo parlamento norueguês.

Artigos Relacionados
Cyber Crónicas

É urgente reconhecer a polícia

O descontentamento que se vive dentro da Polícia de Segurança Pública resulta de décadas de acumulação de fragilidades estruturais: salários de entrada pouco acima do mínimo nacional, suplementos que não refletem o risco real da função, instalações degradadas e falta de meios operacionais.