NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
O jornal norte-americano acusa a OpenAI e a Microsoft de infringirem a lei dos direitos de autor ao usarem os seus artigos para treinarem modelos de inteligência artificial.
O jornal norte-americano The New York Times avançou com um processo contra a Microsoft e a OpenAI - a empresa que criou o ChatGPT - por violação de direitos de autor. Estas empresas usaram milhões de artigos que pertencem ao jornal para desenvolveremchatbotse outros produtos que operam com inteligência artificial (IA).
The New York TimesHenrik Josef Boerger/picture alliance via Getty Images
Já muito se tinha falado sobre o problema dos direitos de autor no mundo da inteligência artificial, mas o New York Timesé o primeiro jornal norte-americano a avançar com um processo deste género. Os modelos de IA recorrem a informação recolhida onlinepara "responderem" aos pedidos dos utilizadores. Na queixa, oNew York Times considera que tanto a Micrsoft como a OpenAI exploraram os seus conteúdos sem autorização da detentora dos direitos de autor sobre os mesmos.
O New York Timesrefere que estas empresas recorreram ao arquivo que contém milhões de artigos escritos ao longo dos anos da sua existência para "treinar" os programas.
O jornal pede uma compensação monetária sem especificar o valor, mas sublinhando que ambas as empresas devem ser responsabilizadas por perdas de "milhares de milhões de dólares" causadas pela "cópia indevida e uso dos trabalhos valiosos e únicos".
É ainda pedido que as duas empresas destruam qualquer tipo de modelo dechatbotque foi treinado com material doNew York Times que esteja protegido por direitos de autor. O processo foi apresentando no tribunal de Nova Iorque.
A Microsoft é a principal parceira da OpenAI que lançou o ChatGPT para o grande público em novembro de 2022.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Através da observação da sua linguagem corporal poderá identificar o tipo de liderança parental, recorrendo ao modelo educativo criado porMaccobye Martin.
Ficaram por ali hora e meia a duas horas, comendo e bebendo, até os algemarem, encapuzarem e levarem de novo para as celas e a rotina dos interrogatórios e torturas.
Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.