Sábado – Pense por si

Mistura de legumes vendida no Lidl retirado de venda por suspeitas de contaminação

Ultra-congelado "Mistura de legumes com milho", Freshona, 1.000 gramas, independentemente do lote e da data de validade, já não pode ser comprado.

O fornecedor belga Greenyard procedeu à recolha em venda do ultracongelado "Mistura de legumes com milho", Freshona, 1.000 gramas, independentemente do lote e da data de validade, por suspeita de poder estar contaminada.

O produto em causa foi vendido nas lojas Lidl e para garantir a protecção dos clientes, a cadeia de hipermercados reagiu de imediato e retirou o produto de venda.

Desta forma, o artigo pode ser devolvido em qualquer das lojas do Lidl e o respectivo reembolso será assegurado, mesmo sem a apresentação do talão de compra, refere uma nota informativa do fornecedor, enviada à agênciaLusaesta quinta-feira.

"A razão para esta recolha prende-se com o facto de não poder ser excluída a hipótese do artigo estar contaminado com Listeria monocytogenes. A Listeria monocytogenes pode despoletar infeções gastrointestinais (Listeriose) e os sintomas são semelhantes a um quadro gripal", indica a mesma nota.

Em determinados grupos de pessoas (grávidas, crianças pequenas, idosos e pessoas com um sistema imunitário fragilizado), a Listeria monocytogenes pode levar a estados mais graves e, dado o risco para a saúde, os clientes deverão ter em consideração esta recolha e não consumir o produto, lê-se na nota.

A nota garante ainda que outros artigos ultra-congelados vendidos nas lojas Lidl, em particular da marca Freshona, de outros fornecedores, não são afectados por esta recolha.

Por último, o fornecedor belga Greenyard pede desculpa a todos os clientes afectados por eventuais incómodos causados.

Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.