A Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHP) afirmou esta terça-feira que o acordo com a ADSE sobre a nova tabela de preços a pagar aos prestadores está "longe" de ser alcançado e que aguarda uma resposta às propostas que formulou.
"A ADSE abriu a porta, mas ainda não fez qualquer aproximação e continuamos a aguardar resposta às propostas que formulámos", lê-se num comunicado da APHP enviado à agência Lusa, na qual recorda que enviou uma proposta negocial no dia 01 de Fevereiro, a qual teve uma resposta no dia 07 deste mês.
"A APHP congratula-se com o aparente recuo da ADSE que, em missiva, afirma concordar com os princípios e os objectivos negociais propostos pela APHP", lê-se no comunicado.
Em causa está a nova tabela de preços que a Direcção-Geral de Protecção Social aos Trabalhadores em Funções Pública (ADSE) pretende pagar aos prestadores privados e que representaria, segundo a APHP, um corte de 42 milhões de euros no total do regime convencionado.
Em Janeiro, o presidente da APHP, Óscar Gaspar, disse à agência Lusa que "um corte de 42 milhões basicamente significa um corte de 10% e um corte de 10% não é comportável porque os operadores privados não trabalham com margens de 10%. Estar a tirar 10% onde não existe obrigaria a trabalhar em negativo e isso colocaria em causa a qualidade da prestação de cuidados de saúde".
Relativamente às negociações, a APHP disse esperar que "esta abertura se concretize na prática, até porque há muito trabalho a desenvolver e são necessários ajustamentos muito significativos às tabelas da ADSE".
"Reconhecida a equidade negocial entre as partes, fazem votos que o espírito manifestado pela ADSE se mantenha quando agora se concretizam as normas em causa", lê-se no comunicado da APHP.
Descubra as Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.