NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
Fazer um jantar delicioso e manter bons hábitos de higiene alimentar não é assim tão difícil. Sabe quais os cuidados a ter dentro da cozinha? A campanha #EUChooseSafeFood dá-lhe algumas dicas.
Para ter uma alimentação saudável não basta apenas estar atento à quantidade de vegetais que coloca no prato. Também é necessário saber tratar deles até à hora da refeição. E até os cuidados com a higiene pessoal se tornam mais essenciais, já que podem reduzir o risco de contaminação de alimentos, assim como promover a segurança alimentar. Foi também com este objetivo que a Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA), em parceria com a ASAE, desenvolveu a campanha #EUChooseSafeFood, que lhe dá algumas dicas úteis.
EFSA
Lave as mãos
A lavagem das mãos deve ser feita frequentemente e não apenas antes de se preparar qualquer alimento. Além disso, deverá ser feita em água morna durante pelo menos 20 segundos.
Esta ação ajuda a reduzir a propagação de bactérias e impede que estas entrem em contacto com os alimentos.
Separe alimentos crus de cozinhados
Costuma usar a mesma tábua de corte para todos os alimentos? Tem de deixar de o fazer. Os alimentos crus e prontos para consumo devem ser separados para que não sejam contaminados.
Armazenamento
Verifique os seus eletrodomésticos. O frigorífico deve manter uma temperatura abaixo de 4ºC e o congelador uma temperatura abaixo dos -18ºC.
Datas de validade
Não tenha preguiça. Se costuma fazer uma ronda à sua despensa uma vez por ano, o melhor é fazê-la mais vezes, já que as datas de validade devem ser verificadas regularmente. A dica é colocar os alimentos, cuja data de validade acaba mais cedo, à frente.
Cheire os alimentos antes de os consumir
Não deve consumir alimentos cuja data ultrapasse a que está indicada. Mas caso esteja dentro do prazo de validade, nunca é demais verificar o cheiro e o aspeto do alimento antes de consumir.
Cozinhe corretamente os alimentos
Como cozinhar os alimentos de forma correcta? Deixe-os cozinharem completamente. No caso das carnes, por exemplo, pode até mesmo utilizar um termómetro para verificar a temperatura interna.
Cuidado com as sobras
Antes de guardar as sobras no congelador certifique-se de que a comida arrefece durante duas horas no frigorífico. Qualquer alimento que tenha sido mantido à temperatura ambiente, por um período superior a duas horas, deverá ser descartado.
Atenção à água
Quer seja para beber, cozinhar ou lavar alimentos, a água deve ser potável e segura para uso. Em caso de dúvida deverá fervê-la antes de a consumir.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Ficaram por ali hora e meia a duas horas, comendo e bebendo, até os algemarem, encapuzarem e levarem de novo para as celas e a rotina dos interrogatórios e torturas.
Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.
Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.