Sábado – Pense por si

Agência espacial indiana prevê realizar voo tripulado até 2027

O primeiro-ministro, Narendra Modi, anunciou a sua intenção de enviar um homem à Lua até 2040.

A agência espacial da Índia anunciou hoje que planeia lançar uma missão orbital não tripulada ainda este ano, antes do seu primeiro voo com tripulação no início de 2027.

REUTERS/Steve Nesius

"Isto representa a ascensão da Índia como uma potência espacial global", frisou Jitendra Singh, ministro da Ciência e Tecnologia da Índia, citado num comunicado.

O primeiro-ministro, Narendra Modi, anunciou a sua intenção de enviar um homem à Lua até 2040.

"A missão orbital não tripulada Gaganyaan (nave espacial) está programada para ser lançada ainda este ano. Já foram realizados testes de recuperação com a Marinha Indiana e estão planeadas novas simulações de recuperação no mar", destacou o Ministério do Espaço, também em comunicado.

Juntamente com mais testes, isto permitirá à Organização Indiana de Investigação Espacial (ISRO) enviar astronautas para o espaço.

"Estes marcos culminarão no primeiro voo espacial humano da Índia em 2027, com o lançamento de astronautas indianos em órbita a bordo de um foguetão indiano a partir de solo indiano", pode ler-se na nota.

A ISRO disse que o voo espacial está previsto para o "primeiro trimestre" de 2027.

O país mais populoso do mundo mostrou as suas ambições espaciais na última década, com um programa espacial que cresceu consideravelmente e ganhou impulso.

"O treino de astronautas também está a progredir de forma constante", destacou o Governo indiano.

"Quatro pilotos da Força Aérea Indiana, selecionados como astronautas designados, concluíram o seu treino na Rússia e estão a passar por mais treino específico de missão na Índia", acrescentou.

A Índia igualou as conquistas das grandes potências a um custo muito mais baixo.

Em agosto de 2023, tornou-se a quarta nação a aterrar uma nave espacial não tripulada na Lua, depois da Rússia, dos Estados Unidos e da China.

O astronauta indiano Shubhanshu Shukla, de 39 anos, tem lançamento previsto para a Estação Espacial Internacional em maio, tornando-se o primeiro astronauta indiano a fazê-lo e o segundo em órbita.

A missão, realizada em conjunto pela NASA e pela ISRO, será lançada a partir do Centro Espacial Kennedy, na Florida. Shukla, que deverá pilotar a missão Axiom 4, está entre os principais candidatos para o programa de voos espaciais da ISRO.

A viagem de Shukla ao espaço terá lugar 40 anos após o icónico voo do indiano Rakesh Sharma a bordo de uma nave espacial russa, em 1984.

No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.