Verdade ou mentira: Fact-checking ao debate entre Seguro e Ventura
A SÁBADO analisou ao detalhe o que disseram os dois candidatos no único 'duelo' antes da segunda volta das presidenciais.
A SÁBADO analisou ao detalhe o que disseram os dois candidatos no único 'duelo' antes da segunda volta das presidenciais.
As declarações do presidente norte-americano no Fórum Económico de Davos foram por vezes hiperbólicas, outras imprecisas e outras foram totalmente falsas.
A Media Capital, dona da TVI e CNN Portugal, adquiriu 80% da proprietária do Polígrafo e Viral Check.
No último semestre, o português fez quatro viagens à Rússia e uma à Venezuela como membro de grupo de fact-checking ligado ao Kremlin, pagas parcialmente por entidades russas. Jornalistas acusam-no de ser “difusor ativo de narrativas” de Putin.
Não acredito que algo de bom venha do fact checking das melhores memórias de infância
Se o tema associado à sustentabilidade das próximas gerações sempre teve como prioridade o aspecto ambiental do planeta, cada vez mais parece ser apenas a ponta do iceberg.
Não conhecemos os factos, nem precisamos. O apagão desta semana serve de prova a qualquer teoria que dê jeito.
Durante os momentos de incerteza e agitação causados pelo apagão, surgiram notícias falsas sobre o restabelecimento da energia e o motivo da falha.
Novos crimes e reforços nas penas para infrações tecnológicas estão nos planos espanhóis. Em Portugal, estamos atrasados no debate, e a restrição dos telemóveis nas escolas é "simplista".
Mais claro do que nunca, 2025 é o ano dos oligarcas. Está na hora de dar caça aos novos “robber barons”.
Mark Zuckerberg anunciou mudanças que, para já, se aplicam nos EUA. Meta "foge da consciência de que tudo aquilo que fizer tem um impacto", considera especialista.
"Os verificadores têm sido demasiado orientados politicamente e têm contribuído mais para reduzir a confiança do que para a melhorar", afirmou Mark Zuckerberg.
Tem 40 anos, é conservador, nacionalista, opõe-se ao aborto e ao controlo de armas. Investidor em capitais de risco, senador e veterano dos Marines, cresceu pobre, decidiu contar a sua história em livro e as portas da política e do populismo de direita abriram-se em par.
O PCP elogia o regime venezuelano: a culpa é dos Estados Unidos e a oposição é que é "de extrema-direita". E Marcelo teve um desarranjo gastrointestinal... não precisávamos de tanta informação.
No seu novo livro, o historiador faz uma retrospetiva das redes de informação humanas, alertando para o risco que a ascensão da inteligência artificial representa para a política e para a verdade.
Não surpreende que os defensores do choque fiscal resistam em admitir os ovos que a sua omelete exige: cortes nos serviços públicos.