Sábado – Pense por si

Dos carros poluentes aos brinquedos, o que está a UE a fazer no combate ao cancro

Ana Bela Ferreira
Ana Bela Ferreira 04 de fevereiro de 2024 às 10:56

A eurodeputada Sara Cerdas, que foi vice-presidente da Comissão Especial de Combate ao Cancro, fala das medidas que estão a ser tomadas para melhorar o combate a uma doença que afeta 25% dos europeus. Lamenta ainda que não se tomem mais decisões baseadas na evidência.

Os dados mostram que o cancro é a segunda causa de morte na União Europeia (UE). "Temos 25% dos casos mundiais de cancro, mas apenas temos 10% da população mundial por isso, foi pedido o Plano Europeu de Combate ao Cancro, que assenta em quatro pilares: prevenção, diagnóstico precoce, tratamento atempado adequado e de qualidade e qualidade de vida, não apenas para os doentes, mas para a sua família e cuidadores", começa por explicar a eurodeputada Sara Cerdas (PS), que foi vice-presidente da Comissão Especial de Combate ao Cancro, onde foi elaborado o Plano, lançado em 2021.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.