Sábado – Pense por si

Covid-19: apesar dos avanços na corrida por uma vacina, há ainda muitas barreiras a ultrapassar

Diogo Barreto
Diogo Barreto 21 de maio de 2020 às 19:41

Quão rápido poderemos ter uma vacina que proteja os sete mil milhões de humanos? E quem tem dinheiro para financiar as milhões de doses que terão de ser produzidas?

Centenas de pessoas pelo mundo fora estão a arregaçar bem as mangas da camisa para receberem vacinas de teste. O objetivo é servirem de cobaias para uma possível vacina contra a covid-19. Pelo menos três laboratórios, o Moderna, o Inovio e a Pfizer já começaram a testar os protótipos de vacinas em voluntários. A primeira já anunciou resultados positivos e diz estar pronta para avançar para a próxima fase, com mais voluntários (cerca de 600). Na Universidade de Oxford, em Inglaterra, o laboratório diz mesmo que poderá vir a ter uma vacina de emergência já em setembro. Mas não são os únicos na corrida. E a verdade é que a competição por uma vacina está ao rubro. Mas há ainda obstáculos.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.