
Do vidro aos armazéns. Os desafios para a vacina chegar a todos
OMS considera que vacina possa estar pronta até ao fim de 2020. Mas há constrangimentos da segurança à logística que devem começar a ser resolvidos.
OMS considera que vacina possa estar pronta até ao fim de 2020. Mas há constrangimentos da segurança à logística que devem começar a ser resolvidos.
Sem um tratamento ainda eficaz a maior esperança contra o Covid-19 é a vacina. Destas, 38 já estão a ser testadas em humanos.
Decisão permite que Estados-membro possam garantir vacinas através de empresas que não estão a negociar com Bruxelas, como a Merck, a Inovio ou a Novavax.
Só depois de dezenas de milhares de pessoas serem testadas se pode vir a ter uma resposta realmente eficaz. Tudo depende de pessoas que aceitem experimentar uma vacina sem resultados comprovados.
Quão rápido poderemos ter uma vacina que proteja os sete mil milhões de humanos? E quem tem dinheiro para financiar as milhões de doses que terão de ser produzidas?
Vacina a ser desenvolvvida pelo laboratório dos EUA está pronta para avançar para a próxima fase. Testes em humanos causaram irritações no braço.
Três já estão a ser testadas em humanos, segundo a Organização Mundial de Saúde.
A farmacêutica francesa Sanofi assinou um acordo com o exército norte-americano para acelerar o desenvolvimento de uma vacina contra o vírus zika. Primeira fase de testes clínicos pode arrancar em Outubro.
Só no Brasil – o país mais afectado pelo vírus – já se registaram mais de 90 mil casos. Todos contribuem para que empresários e farmacêuticas facturem milhões
Grupo farmacêutico irá iniciar testes antes do fim deste ano.
Em emergência, pode ser aplicada de forma maciça em outubro.